CALVIN & CIA. # 2
Título: CALVIN & CIA. # 2 (Editora Opera Graphica) - Revista bimestral
Autores: Calvin, de Bill Watterson; Get Fuzzy, de Darby Conley; Contos da Carochinha, de Mike Peters; Coisa de Louco, de Dana Summers; Non Sequitur, de Wiley Miller; Krazy Kat, de George Herriman; Grimm, de Mike Peters; Ran, de Salvador; Os Bichos, de Fred Wagner; Bibo, de ????; SuperZeros, de Mike Luckovich; Maciota, de Paulo Paiva; e Garfield, de Jim Davis.
Preço: R$ 4,90
Data de lançamento: Agosto de 2001
Sinopse: A revista traz uma coletânea de diversas tiras publicadas no Brasil e no mundo. Algumas já consagradas e outras ainda pouco conhecidas no Brasil.
Positivo/Negativo: A idéia de publicar uma revista só de tiras no Brasil é genial. Ainda mais porque o mix de Calvin & Cia. é de excelente nível.
Além dos "carros-chefes" Calvin e Garfield, o título oferece ao leitor brasileiro a possibilidade de conhecer melhor trabalhos engraçados, como Grimm, Contos da Carochinha, Coisa de Louco, Non Sequitur e SuperZeros. Pra quem curte futebol (como eu), Maciota também arranca boas risadas.
Nesta edição, Get Fuzzy (mais uma tira com gatos e cachorros que falam com seus donos), Ran e Os Bichos ficam aquém das demais.
Muito boa a idéia de incluir textos sobre os criadores das tiras, pois isso enriquece a edição e deixa o leitor a par dos trabalhos. Méritos também para a qualidade do papel da revista.
Agora, vamos à seção "mancadas". É inadmissível em Calvin & Cia é a falta de um sumário na revista. Em algumas tiras, o leitor mais interessado tem que "adivinhar" o nome do autor, caso específico de Bibo, onde as tiras não são assinadas; ou de Grimm e Contos da Carochinha, na qual você tem que "decifrar" a letra de Mike Peters. Importante: os créditos dos artistas constantes na abertura do review só estão completos, porque fiz uma busca na internet.
Como várias das tiras ainda não foram "apresentadas" aos leitores em forma de matéria, o espaço na contra-capa, onde é publicado um editorial, poderia ser utilizado para este fim.
Outro aspecto a ser melhorado é o letreiramento das tiras coloridas de Calvin e Garfield. Em ambas as letras parecem "fora de foco", pelo fato de os editores estarem usando-as em negrito. Os pontos de exclamação, por exemplo, se assemelham à letra "I", pois o ponto se junta ao traço!
Na capa da de Calvin & Cia # 2 também tem um erro feio: o nome do personagem Grimm está escrito como Green! Atenção no fechamento, editores!
Pra terminar, a capa de Calvin & Cia # 2, agora sim, está com "cara" de Calvin. Aliás, talvez a sua expressão de zangado se deva à agrura que cometeram com ele na capa da primeira edição...
Classificação: