A Canção de Roland
Editora: Comix Zone – Edição especial
Autor: Michel Rabagliati (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 79,90
Número de páginas: 184
Data de lançamento: Julho de 2019
Sinopse
Paul, sua esposa e filha, fazem viagens de férias, visitas aos parentes, tudo naquela tradicional confusão de uma família bem numerosa, com direito aos apuros e às alegrias do dia-a-dia.
Entretanto, tudo muda quando Roland (sogro de Paul) é diagnosticado com um câncer reincidente. A doença avança rapidamente, o que acaba por transformar a rotina das pessoas mais próximas.
O personagem Paul é o protagonista criado pelo autor para contar histórias semibiográficas. Aqui, a trama é centrada em Roland, sogro dele, um avô amoroso, de gênio forte.
Positivo/Negativo
Baseado em fatos, Michel Rabagliati mostra as alegrias e dissabores da vida, até o momento em que seu sogro é diagnosticado com um câncer reincidente, e toda a mudança na estrutura da vida familiar que isso desencadeia. Essa sucessão de fatos é conduzida com excelência, mantendo um tom sincero, verdadeiro e amargo até o inevitável desenlace.
Com um traço simples, limpo e agradável, o leitor acompanha pelos olhos do autor mudanças às quais todos somos submetidos em algum momento, queiramos ou não.
Amor e tristeza, carinho e dúvida, raiva e descrença, risos e lembranças. Essa enormidade de sentimentos e reações que palavras mal sabem descrever toma conta de todos, antes da última despedida.
Este álbum marca a estreia da Comix Zone no mercado. A edição é caprichada graficamente, mas tem alguns vacilos de revisão – nada muito grave, mas vale ficar atento para os próximos lançamentos.
Na conclusão de Roland, fugindo da linha narrativa, Rabagliati cria uma linda e pungente licença poética para fechar a história. Talvez porque saudade não seja só ausência, mas também licença. Aquela licença da presença, pois, quem sabe, ainda nos encontremos, no epílogo desconhecido dessas nossas vidas.
Classificação:
.