A Carta
Editora: Devaneio – Edição especial
Autores: Carlos Felipe Figueiras (roteiro) e Rodrigo Martins Soldado (desenhos).
Preço: R$ 33,50
Número de páginas: 72
Data de lançamento: Agosto de 2013
Sinopse
Dimas é um soldado negro do exército brasileiro na campanha da Guerra do Paraguai, que recebe, no acampamento de Tuiuti, uma carta da noiva que deixou no Rio de Janeiro.
Nesse momento, o exército paraguaio ataca de surpresa e Dimas, na condição de analfabeto, tenta desesperadamente encontrar alguém que possa ler a carta para ele.
Positivo/Negativo
A Guerra do Paraguai aconteceu entre 1864 e 1870, foi a maior que aconteceu na América do Sul, e envolveu o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai, que formaram um bloco chamado de A Tríplice Aliança.
Embora A Carta aconteça nesse contexto, ela não é especificamente sobre a guerra e seus fatos históricos. A trama usa o conflito como pano de fundo e se foca no microcosmo dos soldados, mais especificamente um deles: Dimas.
Negro e analfabeto, Dimas se alistou no exército visando o soldo oferecido pelo governo, e assim conseguir dinheiro para poder se casar com sua noiva, a carioca Dora. Mas a guerra durou mais do que o imaginado, e ele ficou longe de sua amada mais tempo do que pretendia.
Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins Soldado usam essa trama para mostrar como era a condição dos acampamentos dos soldados, a precariedade em que viviam e a comunidade que se formava em volta. E quando Dimas recebe a carta, no mesmo momento em que o exército paraguaio faz um ataque surpresa, o leitor testemunha diversos acontecimentos e, até mesmo, encontra algumas figuras históricas do conflito e a interferência involuntária do protagonista para o desfecho da guerra.
Para completar a obra, e situar os leitores, a Devaneio faz um bom trabalho editorial, incluindo materiais extras, como textos sobre o que ocasionou o início da Guerra do Paraguai, como ela terminou, e curiosidades sobre o período em que os países se combatiam.
Traz ainda uma bibliografia usada na pesquisa dos autores, além de sugestões de leitura para o leitor se aprofundar no assunto. Isso aumenta sua chance de adoção em programas governamentais de incentivo à leitura.
A obra é um ótimo material para o público infantil e infanto-juvenil, e agrada a esse perfil de leitor por apresentar linguagem, narrativa e arte atrativa. Com os complementos dos extras, é uma boa maneira de educar e divertir ao mesmo tempo.
Classificação