Confins do Universo 140 - Falam muito: o poder dos quadrinhos mudos! -
OUÇA
Reviews

CARTUNS & HUMOR - ÓCIOS DO OFÍCIO # 1

1 dezembro 2004


Título: CARTUNS & HUMOR - ÓCIOS DO OFÍCIO # 1 (Editora Escala) - Coletânea de tiras

Autor: Gilmar (texto e arte).

Preço: R$ 5,90 (na época)

Número de páginas: 128

Data de lançamento: Meados de 2002.

Sinopse: Coletânea de tiras publicadas no Diário de S.Paulo, retratando o cotidiano dos trabalhadores brasileiros (o desemprego, o estresse, a violência, a malandragem etc.).

Positivo/Negativo: O cartunista baiano radicado em São Paulo, Gilmar (Barbosa), está há 20 anos no mercado. Seu primeiro trabalho foi publicado em 1984 no jornal A Voz de Mauá.

De lá pra cá, suas charges têm sido vistas nos mais diversos veículos. De forte apelo popular e indiscutível talento, já venceu vários festivais de humor. A tira objeto deste livro é publicada em vários jornais e revistas, inclusive o Vida Econômica, de Portugal.

Dono de um traço que, embora às vezes lembre Glauco (autor, entre outras coisas, do jovem Geraldão, escroto edipiano de subúrbio), mantém uma originalidade própria. Gilmar trabalha as contradições cotidianas de engravatados e aspirantes, em suas relações conflituosas com a família, a sociedade que os cerca ou mesmo seus espertos cães. São os "ócios do ofício".

A publicação da Escala tem algumas falhas estruturais, como a encadernação problemática e a disposição dos quadros na página (por vezes, fazendo o leitor lê-los na ordem errada, destruindo a piada).

De resto são bons quadrinhos nacionais por um bom preço. O que mais se pode desejar?

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA