CASANOVA - LUXURIA
Editora: Image - Edição especial
Autores: Matt Fraction (roteiro) e Gabriel Bá (arte) - Publicada originalmente em Casanova # 1 a # 7
Preço: US$ 24,90
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Junho de 2007
Sinopse
Conheça Casanova Quinn, ovelha negra de uma família presa à tarefa de manter a segurança mundial. Agora, ele está sendo chantageado para trair o seu pai e a organização de segurança internacional que comanda.
Positivo/Negativo
Mesmo se James Bond mergulhasse de cabeça na ficção científica e na psicodelia, ainda assim não chegaria aos pés de Casanova Quinn.
Luxuria reúne o primeiro arco das historias de Casanova. Aqui, Matt Fraction apresenta o leitor a um universo de espionagem como dificilmente já foi usado. A trama densa, cheia de conceitos e ideias mistura diversos elementos da sci-fi e de qualquer outro lugar.
Nenhum conceito é estranho demais para entrar no livro. E essa mistura é feita com desenvoltura e muito humor.
São tantas ideias e acontecimentos, que certos momentos chegam a ser confusos. Mas, em vez de desmotivar a leitura, essas passagens de confusão instigam o leitor a mergulhar cada vez mais no incrível mundo de Casanova.
Fraction constrói os personagens mesclando, com competência, clichês e complexidades de cada um. Os diálogos são permeados de humor e não tentam ser pretensiosamente científicos e profundos.
Ao longo dos sete capítulos, a história mantém um alto padrão. Mesmo trechos menores, que servem apenas para levar a trama de um ponto a outro, são cheios de detalhes e ótimas passagens. Fraction ainda faz questão de brincar com o próprio meio, com momentos metalinguísticos e diversas referências.
Em preto, branco e verde, a arte de Gabriel Bá dá vida às viagens da trama. O traço simples consegue acompanhar os mínimos detalhes da trama, criando o mundo único e imaginativo de Casanova.
Por ser o primeiro arco da série, muitas perguntas sobre a própria natureza dos personagens ficam sem respostas. Deixando um gosto de "quero mais" no leitor. Este é um trabalho surpreendente.
A coletânea em capa dura dá um luxo especial à série. A edição ainda conta com rascunhos de páginas da primeira edição e o esboço das capas originais feitas por Fábio Moon.
Classificação: