CHÃO DE ESTRELAS
Título: CHÃO DE ESTRELAS (Nona
Arte) - Revista online
Autores: Marcelo de Andrade (roteiro) e Samuel Casal (desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 5
Data de lançamento: 2004
Sinopse: As aventuras e desventuras na vida de um policial cheio de fé.
Positivo/Negativo: Se você é evangélico, em especial presbiteriano, provavelmente achará essa história banal, até mesmo desrespeitosa.
A trama brinca com o apego dos protestantes ao livro sagrado dos cristãos, a Bíblia. Daniel Batista, o protagonista, não a abandona um instante, nem na hora do trabalho. Logo em seu primeiro dia como policial, ele e seu parceiro são chamados para atender uma ocorrência na favela Chão de Estrelas.
Trata-se de uma cilada. E apenas um dos policiais da dupla sobreviverá, graças, literalmente, à palavra de Deus.
Ambos obedecem tipos bastante comuns nos quadrinhos: o falastrão escrachado - Paiva - e o quietão misterioso - Daniel Batista (seu sobrenome, provavelmente, outra brincadeira com os evangélicos).
O roteiro é enxuto, objetivo, tem boas sacadas (Daniel utiliza a Bíblia como "manual de procedimentos"), piadas legais ("presbíteros não rezam Ave-Maria!") e um desfecho engraçado.
Os evangélicos podem, talvez, não gostar da piada. No entanto, como em várias outras HQs da Nona Arte, em Chão de Estrelas o que vale não é a trama em si, e sim as gags cheias de humor negro. Por isso, a história não deve ser levada tão a sério. É se deixar levar, esquecer as doideiras do dia-a-dia e cair na risada!
A arte de Samuel Casal, como sempre, é rara. Ele consegue, ao mesmo tempo, ser sutil e chocante. Vide a caracterização da favela, da Bíblia, dos bandidos (retratados, ao mesmo tempo, como ninjas ou traficantes com camisetas na cabeça). Mais uma vez, é o pouco que diz muito, carregado de expressionismo.
Classificação: