CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 19 - AS VIAGENS DE GULLIVER
Editora: Abril - Edição especial
Autores: As viagens de Patogulliver - Osvaldo Pavese (roteiro) e Guido Scala (desenhos);
Guliver Mickey - Vick Lockman (roteiro) e Paul Murry (desenhos);
A flecha pera negra - Bruno Sarda (roteiro) e Francesc Bargadà Studio (desenhos);
A família do Robinson Mickey - Vick Lockman (roteiro) e Paul Murry (desenhos).
Preço: R$ 9,95
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Setembro de 2010
Sinopse
Quatro histórias estreladas pelos personagens de Walt Disney, parodiando os livros As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1667 - 1745); A flecha negra, escrito por Robert Louis Stevenson (1850 - 1894); e Robinson Suíço, de Johann David Wyss (1743 - 1818).
Positivo/Negativo
A história de Lemuel Gulliver, que após um naufrágio vive quatro diferentes aventuras por terras desconhecidas e esquisitas, já rendeu tantas adaptações e sátiras em cinema, TV, teatro e quadrinhos que não é possível precisar quantas.
Mas a que abre este volume de Clássicos da Literatura Disney é uma das mais interessantes.
O roteiro de As viagens de Patogulliver satiriza as duas primeiras aventuras do livro original de Jonathan Swift, em que Gulliver chega a Lilipute - habitada por pessoas minúsculas - e, depois, a Brobdingnag, cujos habitantes são gigantes.
Aqui, Donald faz as vezes do aventureiro. O roteiro de Osvaldo Pavese é cheio de humor e bastante fiel aos principais elementos da história de Gulliver e traz os competentes desenhos de Guido Scala.
Guliver Mickey também não poderia fugir da fidelidade à obra de Swift, que tem uma linha de acontecimentos bem definida e não dá margens a muitas alterações.
Mas, neste caso, o camundongo detetive da Disney não faz necessariamente o papel do personagem original (que é até citado nominalmente por Mickey), apenas vive as mesmas situações que ele.
A pequena cidade, habitada por Patetas e Clarabelas, é uma atração à parte, mas os desenhos de Paul Murry são o principal destaque da história curta.
Seguindo em frente, a italiana A flecha pera negra se mostra a melhor HQ da edição.
O divertido roteiro de Bruno Sarda - um dos melhores escritores da Disney Itália - chega a ficar em segundo plano diante da excelente arte da equipe do Francesc Bargadà Studio, que imprime detalhismo aos cenários (o leitor notará muitas semelhanças com os da série Asterix), dinâmica de movimentos e expressões dos personagens e reprodução fiel à iconografia do século 15.
Fechando a edição, A família do Robinson Mickey traz novamente os desenhos de Paul Murry.
A história, criada em 1966, satiriza o romance publicado em 1812 por Johann David Wyss, mas os leitores deverão se familiarizar mais com o seriado A Família Robinson, versão da obra produzida para a televisão norte-americana em meados da década de 1970 e exibida no Brasil, na mesma época, pela TV Globo.
Na trama original, uma família de náufragos tenta sobreviver em uma ilha isolada e repleta de perigos. Nesta HQ, no entanto, a ação se resume a situações de humor sobre vicissitudes rotineiras, como fugir de búfalos furiosos.
Classificação: