CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 20 – LENDAS DO FUTEBOL
Editora: Abril - Edição especial
Autores: A Copa de Terracota - Sergio Badino (roteiro) e Stefano Turconi (desenhos);
Copa Asteca - Bruno Concina (roteiro) e Giuseppe Dalla Santa (desenhos);
A história do futebol - Romano Scarpa (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,95
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Setembro de 2010
Sinopse
Três histórias sobre supostas origens do futebol, protagonizadas pela turma de Patópolis.
Positivo/Negativo
Via de regra, a série italiana que apresenta as aventuras com Mickey e Pateta viajando no tempo, em missão de descobertas históricas para os cientistas Dr. Zapotec e Dr. Marlin, garante boas histórias.
Nesta edição, duas das três HQs são estreladas pelo quarteto.
A primeira - na qual o camundongo e seu amigo procuram descobrir se uma pedra talhada com estranhos símbolos, encontrada nos dias atuais, significa que o futebol foi inventado entre 259 e 210 a.C., na China do imperador Qin Shi Huang - surpreende no final: em vez do futebol, eles acabam presenciando a criação do pingue-pongue.
E na segunda aventura na máquina do tempo, Pateta vira um dos primeiros ídolos do futebol, ou melhor, do "tock va tock", praticado no início do século 16 pelos astecas e suposto precursor do esporte bretão. Na trama, inadvertidamente, ele inspira o nome da antiga disputa esportiva asteca.
Mas é A história do futebol, escrita e desenhada por Romano Scarpa, que realmente vale a edição.
Trata-se de um épico clássico italiano, que este volume apresenta na íntegra pela primeira vez no Brasil. Apenas metade da HQ já havia sido publicada no País, em Tio Patinhas # 154 (1978), Almanaque Disney # 132 (1982) e Aventuras Disney # 11 (2006).
As 92 páginas da HQ reúnem toda a Família Pato (incluindo Peninha, Vovó Donalda e Gansolino) no meio de mais uma ferrenha disputa entre Tio Patinhas e Patacôncio para ganhar os direitos de transmissão televisiva da Copa do Mundo.
Nessa batalha, um filme sobre a origem do futebol é produzido e "exibido" para os leitores. Só a partir da página imediatamente depois do final dessa "exibição" é que se pode conferir a sequência até então inédita no Brasil.
Maga Patalójika e os Metralhas também participam da aventura e são fundamentais para as reviravoltas da trama.
E na última parte da revista, uma homenagem a Pelé, numa foto em que o ex-jogador comemora - com o característico soco no ar - um de seus gols na Copa do Mundo do México, em 1970.
Para quem se perguntou por que motivo este volume de Clássicos da Literatura Disney versa exclusivamente sobre o futebol e não traz nenhuma sátira a obras literárias famosas - contrariando o conceito da coleção -, a questão fica sem resposta, já que até o texto introdutório da revista tenta, mas não consegue explicar o mistério dessa descaracterização.
O título nem mesmo está na lista completa da versão original italiana da série.
Mas vale registrar que Lendas do Futebol também integra versão de Clássicos... lançada na Espanha, de onde a Abril importou a edição para incluir em sua lista.
Seja como for, as histórias deste volume são gols que merecem replay.
Classificação: