CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY – VOLUME 33 – COMISSÁRIO MAIGRET
Editora: Abril - Edição especial
Autores: Augusto Macchetto (roteiros) e Andrea Ferraris, Marco Gervasio, Alessandro Perina, Marco Mazzarello e Claudio Sciarrone (desenhos).
Preço: R$ 9,95
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Fevereiro de 2011
Sinopse
Seis HQs da série Comissário Mickê, inspirada nos romances e contos do Comissário Maigret, criação do escritor belga Georges Simenon (1903 - 1989).
Positivo/Negativo
A reta final de Clássicos da Literatura Disney trouxe esta grata coletânea das aventuras de Mickey interpretando o Comissário Maigret.
Adaptar com fidelidade o personagem de Georges Simenon aos quadrinhos cômicos não é tarefa fácil.
Maigret é caseiro, gosta de curtir os pratos que a esposa prepara e é avesso à violência. Calmo e tolerante, demonstra compaixão pelos suspeitos e se vale de muita psicologia para entender a natureza humana e descobrir os reais motivos que levaram alguém a cometer um crime.
Nas seis aventuras satíricas de Comissário Mickê, reunidas pela primeira vez no Brasil em uma única edição (algumas HQs já haviam sido publicadas no País), certas características originais foram alteradas, presenteando o personagem com um ajudante fixo - Pateta, ou melhor, Patêt - e tirando-lhe a condição de casado.
As HQs não fazem paródia de nenhuma história específica, dentre as mais de 100 protagonizadas por Maigret, de 1931 a 1972, mas trazem os principais elementos da personalidade do comissário e do estilo de suas aventuras.
Por isso, nem os casos misteriosos que despertam a curiosidade do leitor; ou as muitas e engraçadas tiradas de Pateta, Mickey e alguns coadjuvantes (como o marinheiro que não entendia nada de barcos, em O estranho caso do fazedor de guarda-chuva); muito menos os excelentes desenhos, em especial os de Claudio Sciarrone, nada se sobressai mais do que o lado humano dos personagens.
Tipos como a simpática e criativa Madame Marie Dupont, o bondoso Senhor River, o altruísta Rainold Oldrain e até mesmo o bonachão Leonardo da Vinci são o centro das atenções em histórias tocantes, das quais é difícil escapar de uma reflexão.
E ainda despertam a vontade de ler todas as aventuras do Comissário Maigret.
Mas, como nem tudo é perfeito, na HQ O caso do mistério mais verdadeiro que a verdade aparece a informação equivocada de que o ano 1470 faz parte do século 14. O correto é século 15.
Classificação: