Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY – VOLUME 36 – A CONQUISTA DA AMÉRICA

1 dezembro 2011

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 36 - A CONQUISTA DA AMÉRICA

Editora: Abril - Edição especial

Autores: O tesouro do Mayflower - Giorgio Pezzin (roteiro) e Massimo De Vita (desenhos);

Os bandidos de Boston - Giorgio Pezzin (roteiro) e Massimo De Vita (desenhos);

Entrevista com George Washington - Giorgio Pezzin (roteiro) e Massimo De Vita (desenhos);

O penúltimo dos moicanos - Giorgio Pezzin (roteiro) e Silvia Ziche (desenhos);

A titia que inventou o jeans - Nino Russo (roteiro) e Roberto Ronchi (desenhos).

Preço: R$ 9,95

Número de páginas: 160

Data de lançamento: Março de 2011

 

Sinopse

Cinco HQs Disney que se passam entre os séculos 17 e 19, durante fatos históricos e marcantes dos Estados Unidos pré e pós-independência.

Positivo/Negativo

Mickey, Minnie e Pateta, ou melhor, alguns de seus antepassados, são as estrelas deste volume de Clássicos da Literatura Disney, uma das melhores da coleção.

O roteirista Giorgio Pezzin conseguiu imprimir um clima épico em quatro aventuras interligadas por uma cronologia definida não apenas para os eventos históricos (com intervalos de até quase 100 anos entre algumas das HQs) sobre a formação e a independência dos Estados Unidos, mas para os próprios personagens fictícios.

Como em Os bandidos de Boston, na qual um Mickey ainda criança é colega de escola de Benjamin Franklin e futuro pai do jovem que viverá as duas melhores aventuras da edição, Entrevista com George Washington e O penúltimo dos moicanos.

É uma sequência de HQs fascinantes, fiéis a acontecimentos reais da história dos EUA e nos quais os personagens Disney acabam tendo participação direta ou indireta.

Com muita ação, drama e humor - a comicidade fica a cargo dos antepassados do Pateta -, as aventuras também primam pela perfeita iconografia e a arte marcante de Massimo De Vita, nome bastante presente nesta coleção.

A titia que inventou o jeans, que fecha a edição, não tem ligação com as outras histórias, mas faz uma viagem à Itália e aos Estados Unidos do século 19 - retratados pelos bons desenhos de Roberto Ronchi - para contar a origem do jeans.

A HQ destoa das demais por apresentar cenas contemporâneas, já que é Minnie quem narra para as sobrinhas a saga de seus antepassados, misturando ficção a fatos históricos.

Mas, apesar de quebrar o clima de epopeia que as aventuras anteriores trouxeram, a história tem momentos interessantes, como o ataque frustrado dos índios a uma diligência coberta pelo resistente tecido azul, que se tornaria parte do vestuário de milhões de pessoas no mundo todo, em todas as gerações que surgiram desde então.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA