Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY – VOLUME 5 – A ILÍADA E A ODISSEIA

1 dezembro 2011

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 5 - A ILÍADA E A ODISSEIA

Editora: Abril - Edição especial

Autores: Ilíada - Guido Martina (roteiro) e Luciano Bottaro (desenhos);

Odisseia - Guido Martina (roteiro) e Pier Lorenzo De Vita (desenhos).

Preço: R$ 9,95

Número de páginas: 152

Data de lançamento: Junho de 2010

 

Sinopse

Paródia dos poemas épicos Ilíada e Odisseia, de autoria atribuída ao grego Homero, que teria vivido entre os séculos 9 e 8 a.C.

Positivo/Negativo

Tio Patinhas e os sobrinhos, sempre afeitos a aventuras fantásticas ao redor do mundo - e até fora dele -, se sentem à vontade nas duas paródias desta edição, inspiradas pelos famosos poemas épicos de Homero, marcados por muita ação.

CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY - VOLUME 5 - A ILÍADA E A ODISSEIA

Em Ilíada, que se passa na atualidade, Gastão rouba um valioso pertence do pato muquirana. Isso dá início a uma ferrenha caçada promovida pela Família Pato ao ganso ladrão.

Donald é um dos mais motivados na busca. Ele pensa que está em missão de resgate da Margarida, imaginando que seu primo a raptara.

Nessa viagem pelos mares, Tio Patinhas, Donald e os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luisinho levam o Pateta a tiracolo e vão parar em uma ilha exótica e, antes disso, topam com ninguém menos que o pirata Capitão Gancho.

É uma boa HQ, com tiradas cômicas e desenhos competentes. Só não é fácil engolir um Gastão criminoso, que se alia aos Metralhas para roubar seu tio. Sem contar a bizarra passagem em que os vilões, sem provisões em sua cabana cercada por Pateta, Prof. Pardal e o patos, têm que comer seus pombos mensageiros, para não passar fome.

Odisseia faz algo diferente, ambientando no Velho Oeste norte-americano os eventos da Grécia Antiga protagonizados pelo herói Ulisses.

A ideia é interessante; o resultado, não.

A princípio, a caracterização dos índios e dos soldados do exército leva a crer que tudo se passa mesmo no Oeste bravio. Mas alguns elementos iconográficos não batem com a época.

Além disso, a Família Pato aparece com seu visual moderno e até um calhambeque, guiado pelo Pateta, faz parte da história.

Os desenhos de Pier Lorenzo De Vita também não ajudam. A arte, visualmente pouco atrativa, ainda é pontuada por erros de proporção, como o das cabeças de Huguinho, Zezinho e Luisinho em relação a seus corpos.

Estragou uma edição que começou bem.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA