CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY – VOLUME 7 – GUILHERME TELL
Editora: Abril - Edição especial
Autores: A lenda de Guilherme Tell - Guido Scala (roteiro e desenhos);
Mickey Tell - Neville Jason (argumento), Tom Anderson (roteiro) e Tello-Team (desenhos);
Os noivos - Edoardo Segantini (roteiro) e Giulio Chierchini (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,95
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Julho de 2010
Sinopse
Três HQs Disney inspiradas na história do herói suíço Guilherme Tell e no romance Os noivos, de Alessandro Manzoni (1785 - 1873).
Positivo/Negativo
Guilherme Tell, herói suíço cuja existência (ou, ao menos, seus feitos) ainda não foi comprovada, inspira as duas HQs deste volume de Clássicos da Literatura Disney, sendo interpretado por Donald na primeira e, na outra, contracenando com Mickey.
A lenda de Guilherme Tell é fiel à história conhecida do arqueiro e, como não poderia deixar de ser, traz a famosa sequência em que acerta, com um tiro de besta, uma flecha na maçã colocada na cabeça de seu filho (neste caso, três maçãs de uma só vez, uma para cada um dos trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luisinho).
O que confere comicidade à HQ é o fato de Donald não passar de um pobre covarde sem a menor habilidade com a besta. A curiosidade sobre como ele conseguiu acertar três maçãs com um único tiro é uma das razões que prendem a atenção do leitor até o final.
Na sequência, Mickey Tell deixa no ar se a aventura vivida pelo camundongo ao lado do herói arqueiro foi sonho ou uma viagem ao passado.
É a melhor da edição, com bons desenhos e roteiro instigante. Destaque para o momento em que o camundongo toma o lugar do filho de Guilherme Tell e, antes de mudar o curso da "História" - quando a flecha estava prestes a atingir a maçã (ou sua cabeça) -, acorda no presente.
Já Os noivos é uma aventura fraca que se arrasta por mais de 70 páginas, com desenhos mais interessantes do que o roteiro adaptado da obra de Alessandro Manzoni.
Classificação: