Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

CLÁSSICOS DA LITERATURA TURMA DA MÔNICA # 1

1 dezembro 2006


Título: CLÁSSICOS DA LITERATURA TURMA DA MÔNICA # 1 (Editora
Globo
) - Revista bimestral
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (textos e desenhos)

Preço: R$ 4,90

Número de páginas: 72

Data de lançamento: Outubro de 2005

Sinopse: Nova HQ da Turma da Mônica que republica paródias de clássicos da literatura mundial.

Romeu e Julieta - Membros de duas famílias inimigas, Montéquio Cebolinha e Julieta Monicapuleto se apaixonam. Ela quer se casar, mas ele tenta de tudo para fugir da "forca". E toda essa confusão acontece às escondidas de seus pais.

Chapeuzinho Vermelho - A mãe da Mônica pede que a filha vá até a casa de uma senhora enferma entregar uma cesta com lanche. No caminho, a dentuça encontra um lobo que fugira do zoológico e está bastante faminto. Pior para ele...

Mudanças e costumes - Nos ecos da proclamação da República do Brasil, Mônica tenta conviver com uma sociedade cheia de tabus e preconceitos contra as mulheres. Mas isso não dura muito tempo... pelo menos para ela.

Positivo/Negativo: A sátira da Turminha a Romeu e Julieta, de Shakespeare, já é um clássico dos quadrinhos nacionais. Publicada originalmente no final da década de 1970, a história fora dividida em capítulos nos gibis da Mônica e do Cebolinha.

Também eram os primórdios do traço arredondado dos personagens, que ainda dividia espaço nos gibis com o estilo pontiagudo. A diagramação dinâmica, as poses e os ângulos nada comuns, até então, nos quadrinhos da Turma, tudo levou essa aventura a marcar época.

O problema é que a história já era uma adaptação do espetáculo teatral de mesmo nome, protagonizado por atores travestidos dos personagens de Mauricio de Sousa. Isso fez com que passagens "cantadas" fossem transpostas para os quadrinhos, resultando em várias seqüências chatas de diálogos rimados com refrões repetidos à exaustão.

Chapeuzinho Vermelho prima pelo escracho, e permite até ao leitor simpatizar com o famigerado lobo, um morto de fome que sofre nas mãos da Mônica. No fim, ele acaba sendo ajudado pela garotinha a não voltar às jaulas do zoológico.

A última história, Mudanças e costumes, na verdade não é uma paródia a algum clássico literário. Trata-se de uma reconstituição de época e se passa no Brasil do ano de 1889, em plena transição política, social e econômica do País.

Nesse cenário, Mônica é uma garota de espírito independente que não aceita as regras e condições impostas pela sociedade às mulheres. Além do passeio histórico, o leitor se diverte bastante com as confusões e tiradas de humor da pequena dentuça. E o final da aventura ainda consegue ser, ao mesmo tempo, engraçado e tocante. É a melhor das três histórias da edição.

Em tempo: apesar de, no expediente, o leitor ser informado que a periodicidade da revista é bimestral, somente quatro meses depois o segundo número foi publicado.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA