Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Reviews

CLÁSSICOS DO CINEMA - TURMA DA MÔNICA # 7 – BATMENINO ETERNAMENTE

2 agosto 2009


Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiro e arte)

Preço: R$5,50

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Abril de 2008

Sinopse: Batmenino deve enfrentar Do Combus, um vilão que acabou unindo os dois irmãos Do Contra e Nimbus.

A coisa fica pior quando o vilão Franjada se junta a Do Combus.

Mas o Batmenino não está sozinho: ele conta com a ajuda de Cascóbin e do Comissário Jota!

Positivo/Negativo: Os gibis da Turma da Mônica tem como marca registrada a intertextualidade. São referências a programas de TV, filmes e até mesmo outras HQs.

No caso da série Clássicos do Cinema, os personagens revivem produções consagradas da sétima arte. Desta vez, o filme é Batman Eternamente.

O longa-metragem, lançado em 1995, conta com direção de Joel Schumacher, Val Kilmer como Batman, Chris O'Donnell como Robin, Jim Carrey no papel de charada e Tommy Lee Jones representando o Duas-Caras. A produção chegou a concorrer a três Oscar, mas não faturou nenhum.

Nesta paródia, Cebolinha é o Batmenino, o combatente do crime de Goldão City. O clima sombrio do filme foi transformado em uma aventura cômica, cheia de momentos engraçados.

De modo geral, parece mais a série de televisão dos anos 1960. Cascão até parece o personagem vivido por Burt Ward.

A história em si não difere muito da trama do filme, mas não deixa de ser divertido ver os personagens em um contexto diferente.

O ponto alto da HQ, no entanto, fica por conta da arte. A diagramação das páginas é muito bem feita. O leitor fica com a impressão de estar lendo uma graphic novel das boas. Vale reler apenas para reparar essas construções.

Batmenino Eternamente foi lançada em 1995 pela Editora Globo, na coleção Gibizão, e anos depois foi disponibilizado para leitura online no site da Turma da Mônica, junto com outras obras.

Como extras, a Panini incluiu um pôster igual ao do filme na página dupla central. Destaque para os dois esboços, na segunda e terceira capas. O único problema fica por conta das propagandas incluídas no meio da revista.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA