CLAYMORE # 1
Editora: Panini Comics - Revista bimestral
Autor: Norihiro Yagi (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 9,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Março de 2009
Sinopse
Monstros conhecidos como youmas têm seres humanos como refeição principal. Para tanto, disfarçam-se de pessoas comuns e vivem principalmente em pequenos vilarejos, caçando suas presas.
Para resolver esse problema, são contratadas as Claymores, mestiças de humanos com os próprios youmas, que fazem parte de uma organização especializada em matar os terríveis demônios em troca de dinheiro.
Essas "híbridas" têm olhos prateados, que ficam dourados quando em combate, além de força e agilidade sobre-humanas.
Eliminar youmas é a missão da Claymore Clare. Mas, apesar de os humanos em geral terem aversão às matadoras, o fato de salvar a vida de um menino faz surgir uma inesperada amizade, que trará conseqüências para ambos.
Positivo/Negativo
Não é pequeno o volume atual de mangás nas bancas brasileiras.
E, como os leitores estão cansados de saber, os quadrinhos japoneses destinam-se aos mais variados públicos. Assim, basta uma olhada mais atenta para topar com obras interessantes como Claymore, mistura de terror e fantasia indicada para maiores de 16 anos.
Lutas selvagens, monstros malvados, um jovem inocente e outros tantos clichês, que funcionam muito bem na trama engendrada pelo autor. Não faltam nem espadas gigantes - sabe-se lá como a protagonista maneja uma com tamanha facilidade; haja força sobre-humana.
De todo modo, tais temas devem ser algum tipo de fetiche dos mangakás (autores de mangás), dada a quantidade de personagens que portam espadas desproporcionais nos quadrinhos orientais.
O único senão da HQ é uma inexplicável falta de criatividade - ou vontade - do autor para com os rostos dos personagens masculinos. Todos aparentam ser a mesma pessoa, salvo cortes de cabelos diferentes. Mas não é nada que vá atrapalhar a história em si, muito menos os numerosos e divertidos combates que ocorrem na edição.
Como pano de fundo, fica-se sabendo que as Claymores, em determinado momento, sucumbem à sua metade monstro, quando enviam uma carta negra para outra guerreira da organização, solicitando a própria morte antes de virarem, em definitivo, um youma.
Acompanhando as guerreiras, um misterioso homem conhecido como Louvre dá apoio, passa mensagens e recolhe o dinheiro da recompensa pela morte dos monstrengos.
No final da revista, um glossário da Panini dá interessantes dicas sobre alguns termos que aparecem na história.
Em geral, o primeiro número das séries de mangás têm a nada fácil incumbência de apresentar a trama, os personagens e ainda manter o interesse do leitor para a próxima edição. Quesitos plenamente preenchidos na edição aqui analisada.
Ou seja, começou bem.
Classificação: