Clic - Edição Completa
Editora: Conrad - Edição especial
Autor: Milo Manara (roteiro e arte).
Preço: R$ 74,90
Número de páginas: 232
Data de lançamento: Novembro de 2010
Sinopse
O álbum reúne as quatro histórias da série Clic, criação do italiano Milo Manara. Nos livros, um pequeno aparelho é capaz de transformar uma mulher pudica como a protagonista Cláudia Christiani em uma ninfomaníaca descontrolada.
Positivo/Negativo
Foi graças a Clic que Milo Manara passou a ser um nome conhecido no mundo todo. O primeiro volume da série partia de uma premissa aparentemente simples: um homem cria um controle capaz de transformar uma mulher comum em uma tarada por sexo.
Partindo dessa situação, Manara mostrava a protagonista Cláudia Christiani em situações embaraçosas, que serviam como representação da submissão da mulher.
O primeiro álbum, intitulado apenas Clic, é o melhor da série. Com cenas antológicas, como a que Cláudia faz sexo anal com um desconhecido que encontra no cinema, apresentava um roteiro interessante como base para todo o virtuosismo de Manara como desenhista.
A história choca, surpreende. As cenas são fortes e os desenhos, maravilhosos. É impossível o leitor ficar indiferente às situações vividas por Cláudia.
Nos volumes seguintes, Manara continua a mostrar perversões, desejos secretos e conflitos de interesse. Mas os roteiros perdem força e focam em situações bizarras para manter o apelo, como o alucinógeno ministrado a Cláudia no terceiro álbum.
Claro que o grande chamariz são mesmo os desenhos do autor. Ninguém se importa que suas mulheres sejam todas parecidas, pois elas são, de fato, muito bonitas. Manara é também um grande narrador visual, capaz de criar belas sequências.
Esta edição reúne os quatro volumes em um belo encadernado de capa dura. Com uma chamativa capa rosa, o livro é um item interessante para colecionadores e uma ótima chance de ter a obra que consagrou Manara internacionalmente. O álbum peca apenas pela falta de extras, que teriam deixado a publicação ainda mais especial.
Classificação