Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

CÓ!

2 agosto 2009


Autor: Gustavo Duarte (roteiro e arte).

Preço: R$ 10,00

Número de páginas: 32

Data de lançamento: Agosto de 2009

Sinopse: Enquanto toma sua birita noturna em frente à televisão, um homem é subitamente surpreendido por um clarão que vem do lado de fora de sua casa.

Imediatamente, ele sai para averiguar o barulho incessante que os porcos que cria em sua propriedade passam a fazer. Mas ele terá uma surpresa que pode (ou não?) mudar a sua vida para sempre.

Positivo/Negativo: Para leitores e profissionais do mercado que estão habituados apenas a acompanhar quadrinhos, a belíssima estreia de Gustavo Duarte nas HQs pode soar como uma surpresa.

Mas não para quem, por exemplo, lê o jornal esportivo Lance!, no qual o artista, desde 2000, cria charges e caricaturas que impressionam especialmente pela leveza de seu traço.

A dúvida era se Gustavo Duarte lidaria bem com a narrativa da arte sequencial. Afinal, vale lembrar, muitos cartunistas, ilustradores e caricaturistas nem ousam se aventurar por esse terreno. Mas a resposta vem logo nas primeiras páginas.

O autor dá uma aula de narrativa. Numa HQ sem nenhum balão de texto, toda em preto e branco, brinca, como se fosse um veterano dos quadrinhos, com tomadas em close e cenas abertas, contraste de claro e escuro e uma diagramação muito arejada. Além disso, trabalha bem demais as expressões faciais do protagonista.

O roteiro de Co! (especialmente seu desfecho) não tem nada de inovador - o enfoque já foi mostrado diversas vezes em mídias como cinema e até quadrinhos -, mas é a forma como Gustavo Duarte o explora visualmente que diferencia a obra.

Os personagens que cria, humanos ou animais, são tão expressivos que transmitem exatamente ao leitor o recado do artista.

Gustavo Duarte levou a sua "cria" para a San Diego Comic-Con e parece que a revista foi bem aceita pelos editores que a viram. Sem dúvida, a estratégia de fazer uma HQ que "fala" sem texto e pode ser compreendida por pessoas que falam idiomas diferentes ajudou. Fica a dica para outros artistas que buscam abrir portas no exterior.

A revista Co!, que teve apenas 1.500 exemplares impressos, pode ser adquirida nas livrarias HQMix (Praça Roosevelt, 142 - tel.: 0XX-11-3258-7740) e Cachalote (Rua Ministro Ferreira Alves, 48 - tel.: 0XX-11-3676 0796), ambas em São Paulo.

Também pode ser comprada pelo site do autor e é entregue autografada. Com o perdão do trocadilho com o título e a capa, uma canja!

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA