COLEÇÃO UM TEMA SÓ # 40 - CASCÃO: SUPER-HERÓIS
Título: COLEÇÃO UM TEMA SÓ # 40 - CASCÃO: SUPER-HERÓIS (Editora
Globo) - Revista trimestral
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiros e desenhos).
Preço: R$ 5,90
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Dezembro de 2003
Sinopse: Coletânea de aventuras protagonizadas pelo Cascão e seus amigos com o tema super-herói.
Positivo/Negativo: Eis uma das melhores edições da Coleção Um Tema Só. Os super-heróis foram e continuam sendo alvo de homenagens e paródias nos quadrinhos da Turma da Mônica, e este número da série reúne várias histórias dessa extensa lista.
As sátiras escrachadas rendem boa diversão nestas páginas em que Cascão, Cebolinha, Magali e outros personagens de Mauricio de Sousa parecem ser meros coadjuvantes diante da presença de uma imensa galeria de supertipos como Homem-Aranha, Batman, Robin, Super-Homem, Mandrake, Flash, Coisa, Fantasma, Tocha-Humana, Hulk, Demolidor, Thor, Homem-Borracha, Wolverine, Namor e até mesmo, Rambo, Tarzan, Zorro, He-Man e Robocop, todos passando por situações ridículas, impossíveis em sua realidade original e, acima de tudo, impagáveis.
É claro que muitos deles entram em confronto com a Mônica, e acabam constatando que a baixinha dentuça é o ser mais forte deste e de qualquer outro universo dos quadrinhos.
A turminha também se transforma em super-heróis, como o Cascão em Herói por necessidade e O Mosca ataca aos sábados, e Cebolinha em Estou voando!
Vale destacar Superanjinho, em que o Anjinho salva vários famosos super-heróis de seus inimigos ou de situações complicadas, mas só escapa do Diabão graças a uma coelhada certeira da Mônica; A prova dos nove, um inusitado crossover entre heróis de universos distintos (Marvel, DC, King Features etc.) contra a baixinha dentuça; e O personagem mais rápido dos quadrinhos, na qual Flash perde feio para a turminha (incluindo o Bidu!) no quesito velocidade, quando a galerinha tem algum bom motivo para correr desenfreadamente.
Coleção Um Tema Só # 40 - Cascão: Super-Heróis é uma HQ indicada não só para os leitores habituais da Turma da Mônica, mas também para os apreciadores do bom e velho humor satírico. A despeito do teor iconoclasta, pode até mesmo agradar aos fãs mais radicais de gibis de heróis fantasiados.
Classificação: