CONTOS DE BATMAN – VOLUME 2
Editora: Abril Jovem - Livro de bolso
Autores: Brian M. Thomsen, Robert Weinberg, Jeff Rovin, Ed Gorman e Gary Cohn (textos) e Joe DeVito (capa) - Originalmente publicado em The Further Adventures of Batman - Volume 3 - Featuring Catwoman, em 1993.
Preço: Tabelado (devido à inflação da época)
Número de páginas: 156
Data de lançamento: 1994
Sinopse
Cinco contos de mistério, terror e suspense estrelados por Batman e Mulher-Gato.
Uma biografia não autorizada - A reputação de Billie Bailey anda em baixa perante as editoras de Gotham e a mídia especializada, devido aos seus livros espúrios e carentes de fatos sobre as personalidades biografadas, fazendo-a afundar em dívidas. No entanto, numa festa beneficente, a escritora toma conhecimento do mais recente caso de roubo envolvendo a Mulher-Gato.
É a sua chance de virar o jogo. Para isso, seu próximo projeto envolverá uma biografia não autorizada da ladra felina. Mas o futuro best-seller lhe trará graves consequências.
Catacumbas - Misteriosos assassinatos seguidos de roubos de joias levam a polícia de Gotham a colocar a Mulher-Gato como primeira da lista de suspeitos. Contudo, o último dos latrocínios apresentava uma pista incomum: uma enorme pegada ensanguentada, na forma de uma gigantesca pata felina.
Ligando os fatos, Batman começa a investigar uma possível rota de entrada e fuga do verdadeiro autor dos crimes, o que levará o Morcego e sua arqui-inimiga numa caçada a um antigo sistema de túneis debaixo da cidade, conhecido como "catacumbas".
Uma noite na ópera - Em sua última noite de apresentação na ópera de Gotham, o maestro Clifford LaDolce sofre um atentado e uma raríssima batuta, a qual o regente dirigia a orquestra, é roubada. Presente no espetáculo, Bruce Wayne se prepara para agir com sua outra identidade.
No mesmo local, em meio à multidão surpresa perante o acontecido, Selina Kyle parte no encalço dos ladrões, motivada por algumas lembranças de seu passado.
Lágrimas de uma mariposa - David Fisher tem uma vida como poucos. Bem casado, pai de dois filhos, financeiramente estabilizado e com um futuro garantido em sua carreira jurídica. Porém, antigos vícios ainda persistem em macular a sua imagem: prostitutas, em especial a jovem Brett Ewing.
Anos depois, o assassino Mariposa surge em busca de vingança.
Caça mortal - Selina Kyle conhece o milionário texano Arley Kincaid, caçador profissional e dono de uma das maiores empresas de softwares das Américas.
Encantada pelo rapaz, os dois aproveitam uma noite de prazeres como Selina há muito não se dava ao luxo de ter. Momentos depois, tudo desaparece.
Ao despertar no deserto entre o Texas e o Novo México, enjaulada, nua e faminta, a sensual ladra felina toma lugar numa caçada humana na qual ela será a presa.
Positivo/Negativo
Uma pena que o mercado nacional seja tão escasso para contos e romances protagonizados por super-heróis.
Tão acostumados estão com as revistas em quadrinhos que muitos leitores e editoras, pouco (ou praticamente nada) arriscam neste interessante segmento, que, nos raros lançamentos, trouxe boas surpresas.
Ainda que nem se compare à indústria da nona arte, a literatura heroica tem presença modesta, porém constante lá fora. São publicações esporádicas que complementam a cronologia ou apenas trazem uma aventura isolada e sem complicações quanto à continuidade oficial - nada mais do que uma extensão do universo dos quadrinhos.
Se a Panini ousou lançar um punhado desses livros há poucos anos, estrelados pelos heróis da Marvel, a Abril fez o mesmo cerca de uma década antes, com os dois pilares da DC: Superman (dois títulos) e Batman, com alguns livretos agregando tramas curtas em prosa, originalmente publicadas na série The Further Adventures of Batman - coleção comemorativa de 50º aniversário do personagem, em 1989.
Este volume em especial foca seu quinteto de histórias na mais famosa vilã da extensa galeria do Morcego: a Mulher-Gato. Uma prova de que a ladra felina é um prato cheio para boas narrativas, em qualquer mídia.
Nos três primeiros contos, a "heroína" trabalha em conjunto com sua nêmese, Batman.
Ambos protagonizam três histórias envolvendo, cada uma do seu modo, fatos do passado de Selina - facilmente encontrados na edição especial Mulher-Gato, publicada em 1989 pela mesma Abril - como pano de fundo nas narrativas.
Enquanto em Uma biografia não autorizada há foco nesses eventos anteriores da vida da Gata, a pedra fundamental do enredo, todas as outras quatro histórias quedam para o perfil conhecido e atual que os leitores vivenciam nas HQs: uma mulher destemida e selvagem, dona de si, dotada de agilidades físicas e mente aguçada, com métodos ambíguos na tênue linha que separa a vigilante da ladra furtiva.
Tais qualidades são melhores vistas, particularmente, em Catacumbas, Uma noite na ópera e Caça mortal. Esta última em especial (a única com narrativa em primeira pessoa) segue uma linguagem bem ao estilo Frank Miller, com texto bastante introspectivo.
Com certeza, mais uma história variante inspirada no famoso conto The Most Dangerous Game (1924), de Richard Connell, sobre caçadas humanas por esporte e que deu origem a numerosas interpretações nos romances e nos cinemas.
Sobre a edição em si, algumas considerações merecem destaque.
É visível que os escritores Jeff Rovin e Gary Cohn nem sequer tomaram conhecimento
da história um do outro, devido a uma contradição gritante nos seus contos.
Em Uma noite na ópera, Selina demonstra muita curiosidade e apreço
pela música clássica, até mesmo arriscando alguns comentários pensativos
sobre famosas obras eruditas.
Já em Caça mortal, logo na segunda página, a personagem deixa transparecer um total desinteresse pelo assunto.
Em Lágrimas de uma mariposa, o antagonista nada tem a ver com nenhuma das identidades do tosco vilão Mariposa Assassina, sendo exclusivo para este conto - que, juntamente com Caça mortal, são os dois únicos estrelados exclusivamente pela Mulher-Gato, sem a participação do Morcego.
Esta versão nacional merece também alguns comentários. A encadernação, devido ao tamanho reduzido do livro, não foi das melhores: a dobra do caderno muitas vezes dificulta a leitura, além de várias páginas enrugadas incomodarem a abertura das folhas.
Ainda: na edição americana, o livro conta com mais de 450 páginas e 13 contos. Nesta edição da Abril, o conteúdo não apresentou nem a metade disso.
O restante das histórias originais - ou, ao menos, parte delas - ficou para o volume 4 desta coleção, novamente apresentando a Mulher-Gato como destaque.
Classificação: