Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Reviews

CONTRASTES

1 dezembro 2003


Autores: Giancarlo Berardi (argumentos) e Ivo Milazzo (desenhos).

Data de lançamento: Julho de 2003

Número de páginas: 48

Preço: R$ 14,90

Sinopse:: Cinco histórias pelas mãos dos talentosos criadores de Ken Parker.

Positivo/Negativo: Uma impressionante demonstração do talento destes artistas italianos, com enredos inteligentes e inspirados, e desenhos que brincam, com conhecimento de causa, com o preto e branco, fazendo jus ao título da edição.

A primeira história, O Hino, é um verdadeiro achado, uma pequena obra-prima das HQs.

Nos últimos tempos, virou lugar comum a adaptação de histórias em quadrinhos para o cinema, dado o número de produções realizadas e em andamento, e da boa qualidade de parte delas. Já o contrário, a transposição de filmes para o mundo das HQs, embora em menor número, também costuma ser feita, com uma certa regularidade.

Mas, nesse último caso, raramente os artistas envolvidos conseguem criar uma narrativa que tenha ao menos um ritmo interessante, ou uma história que não decepcione os fãs. O que não acontece, em absoluto, nesta bela trama, uma inspirada homenagem ao mundo do cinema, e, em especial, a O Gordo e o Magro.

A palavra adaptação aqui também pode ser trocada por transposição, já que os autores criaram uma história inédita para a dupla. A linda capa da edição refere-se a este conto e, por si só, já valeria virar um pôster.

Berardi e Milazzo brincam com os dois personagens, trazem à tona diálogos e expressões que levam a memória do leitor aos bons momentos de humor desta clássica dupla, e mostram que, tanto na telona quanto nos quadrinhos, nas mãos do diretor ou dos artistas, podemos esperar o inesperado, como a conclusão aqui apresentada.

A segunda história, A Conquista do México, demonstra o que separa os nativos e suas "barbáries" dos conquistadores: praticamente nada. Em sua selvageria conjunta, seja venerando deuses ou procurando riquezas, os atos se assemelham.

A trama seguinte, As Sombras Chinesas, traz um delicioso strip-tease, com desconhecimento de causa por parte da protagonista.

A quarta aventura, Superfly, brinca com a pantomima (representação teatral em que atores se exprimem por gestos) , na figura de um garoto que, ao ler uma revista do Super-Homem, acredita que pode voar. O que acontece com ele, no final, é o que ocorreria com qualquer um que tivesse a mesma infeliz idéia...

A quinta e última história, Driiinn, mostra uma bela e nua garota, alvo de voyeurismo, tanto por parte dos leitores, quanto do desenhista, que também participa deste elegante e curto conto erótico.

Uma edição que traz o talentoso Ivo Milazzo mais inspirado do que nunca (se é que isso é possível), mostrando que a química dele com Berardi é mesmo única, para provar que os quadrinhos podem ter algo mais. Imperdível.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA