COPA DISNEY 2006
Título: COPA DISNEY 2006 (Editora
Abril) - Edição especial
Autores: Vários (textos e desenhos).
Preço: R$ 9,90 (inclui um álbum de figurinhas)
Número de páginas: 240
Data de lançamento: Abril de 2006
Sinopse: Coletânea de histórias de futebol em quadrinhos com os personagens Disney.
Positivo/Negativo: Fazia muito tempo que a Editora Abril não colocava nas bancas um especial Disney com tantas páginas como este. Ponto positivo.
Também chegou a ser uma surpresa o anúncio do lançamento desta HQ, a julgar pelas escassas (pode-se dizer extintas) HQs temáticas publicadas nos últimos anos com a turma de Patópolis. Outro ponto positivo.
Mas nem tudo são flores. Basta pôr os olhos na primeira página e dar de cara com uma das intragáveis histórias produzidas atualmente na Itália. Pior: os desenhos são de Stefano Intini, cujo estilo caricatural e exagerado desrespeita não só os personagens como tantos outros quadrinhistas que se esmeraram em produzir HQs Disney de boa qualidade.
Além disso, o roteiro dessa primeira história não empolga, e a sensação é de que tudo já começou mal.
O que se confirma em Donald e o gol de Ralinho, a segunda história, também produzida na Itália. Mais roteiro e desenhos fracos. Não dá para conceber um Biquinho tão descaracterizado (da cor da roupa até sua personalidade). O que dirão os criadores brasileiros do personagem?
Em Mania de futebol, pelo menos, há uma melhora nos desenhos e no roteiro. E em Ser babá não é bico, resta o consolo de que o Biquinho voltou a ser aquele que os fãs brasileiros conhecem.
E por aí segue a edição, com poucos altos e muitos baixos. São 12 aventuras, e a única que não vem do "país da bota" é Os furacões, protagonizada pelo Zé Carioca e produzida no Brasil por Ivan Saidenberg (roteiro) e Renato Canini (desenhos).
Fica, então, a pergunta: por que não foram selecionadas mais histórias tupiniquins do papagaio caloteiro e a turma do Vila Xurupita F.C.? Não restam dúvidas de que elas e até as de outros personagens, feitas por brasileiros, garantiriam a boa qualidade de Copa Disney 2006. Vide o especial Olé, Brasil!, de 1986, e vários outros exemplos.
Assim, no fim das contas, o tão aguardado especial da Copa do Mundo ficou devendo, e muito, aos fãs dos quadrinhos Disney e do futebol. Agora, só daqui a quatro anos.
Classificação: