Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

CORTO MALTESE - SOB O SIGNO DO CAPRICÓRNIO

1 dezembro 2004


Autores: Hugo Pratt (roteiro e desenhos).

Preço: Variável (depende do estado da edição)

Número de Páginas: 88

Data de lançamento: Abril de 1997 (reedição); 1999 (data do lançamento no Brasil)

Sinopse: A história começa na Guiana Francesa, onde Corto Maltese encontra o jovem Tristan Bantan, que pede a ajuda do "lobo do mar" para encontrar Morgana, uma irmã brasileira do segundo casamento de seu pai, pois ambos, mesmo sem se conhecer, têm uma espécie de ligação mental.

A intrigante trama leva o leitor até o Brasil, mais especificamente à Bahia, apresentando, inclusive, todo o misticismo da "boa terra". Esses ingredientes, misturados ao gosto de Corto Malteses pela aventura, só podiam resultar numa grande obra.

Positivo/Negativo: Neste álbum, Corto Maltese, o maior personagem criado pelo mestre italiano das HQs, Hugo Pratt, vem ao Brasil. E engana-se quem pensa que se trata de mais uma daquelas adaptações esdrúxulas, tão comuns quando desenhistas estrangeiros retratam nosso País.

Um dos diferenciais do trabalho de Hugo Pratt sempre foi a pesquisa que envolvia seus trabalhos e em Sob o Signo do Capricórnio não é diferente.

Quando se fala de Pratt é difícil enumerar o melhor de uma obra. Mesmo assim, em Sob o Signo do Capricórnio, os destaques ficam para o trabalho de pesquisa do autor para situar o leitor, com ilustrações e textos sobre os países visitados por Corto Maltese; para o traço simples, porém objetivo e encantador; e, claro, o clima de aventura que sempre permeia as histórias do personagem.

No final, há até uma aparição de um jovem chamado Corisco de São Jorge, uma homenagem a um dos cangaceiros mais famosos da tropa de Lampião.

Este álbum da Meribérica já era difícil de ser encontrado quando a editora portuguesa mantinha uma filial em São Paulo, pela data em que foi lançado. Depois que ela encerrou suas atividades, em 2002, então, só em sebos. E com muita sorte.

O acabamento do álbum, como é costumeiro na Meribérica, é impecável. Como a editora está relançando em Portugal as aventuras de Corto Maltese, Sob o Signo do Capricórnio deverá pintar em breve além-mar. Será que nenhuma importadora voltará a se interessar em trazer estes produtos para cá? Os apreciadores dos bons quadrinhos agradeceriam.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA