CRISE DE IDENTIDADE # 5
Título: CRISE DE IDENTIDADE # 5 (Panini
Comics) - Minissérie em sete edições
Autores: Brad Meltzer (texto), Rags Morales (desenhos) e Michael Bair (arte-final).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 36
Data de lançamento: Janeiro de 2006
Sinopse: Depois da morte de Sue Dibny e de Lois Lane e Jean Loring serem ameaçadas, os heróis decidem atacar antes que o misterioso assassino que conhece identidades secretas faça novas vítimas.
Positivo/Negativo: A edição anterior
de Crise de Identidade foi mais lenta. Parecia um entreato para
a série respirar. E, de fato, é o que aconteceu. É só acompanhar a seqüência
de páginas de tirar o fôlego da quinta edição:
Página 3 - Ao invadir o quartel-general dos vilões, Arqueiro Verde cai numa arapuca.
Páginas 4 e 5 - Lanterna Verde, Flash e Gavião Negro cercam os vilões que pensavam ter cercado o Arqueiro.
Página 6 - Os heróis imobilizam os vilões. O Pistoleiro atira dentro de um cubo formado pelo anel do Lanterna Verde. A bala ricocheteia e atravessa seu próprio pescoço.
Página 7 - O Lanterna, apavorado, desliga o cubo, e só quando leva um tiro percebe que o Pistoleiro deixou-se atingir para se libertar. Superman chega para deter os vilões.
Página 8 - Vários heróis aparecem prendendo diferentes vilões.
Página 9 - Mas nem todos os ataques de heróis são bem-sucedidos. O Nuclear é perfurado por uma espada.
Páginas 10 e 11 - Ray Palmer e Jean Loring se reconciliam.
Páginas 12 e 13 - Nuclear percebe que virou um vazamento atômico e que, portanto, vai explodir e morrer. A conselho do Capitão Marvel, para salvar os que estão ao seu redor, sai voando e explode. É uma das seqüências mais emocionantes dos últimos anos na DC.
Página 14 a 17 - O Capitão Bumerangue ensina seu filho a arremessar bumerangues quando descobre que o rapaz é um velocista, o que faz surgir mais um mistério na série (que será revelado futuramente nas histórias do Flash, na revista Liga da Justiça): quem é a mãe de Owen Mercer?
Páginas 19 a 21 - Tim e Jack Drake conversam. Robin pede que seu pai seja cuidadoso. O pai hesita entre deixar o filho se arriscar e pedir que ele fique em casa, a salvo dos perigos.
Página 22 - Jack Drake, sozinho em casa, acha um bilhete preso em uma caixa. Um R destacado no nome Drake mostra que o autor conhece o segredo de seu filho.
Página 23 - Dentro da caixa, há uma arma e outro bilhete, que diz "Proteja-se". Jack faz contato com Oráculo.
Página 24 - Aparece uma sombra do lado de fora da janela dos Drake. A autópsia de Sue Dibny é realizada no QG da Sociedade da Justiça.
Página 25 - Jack Drake pede ajuda a Oráculo, enquanto percebe que há alguém no seu telhado.
Página 26 - Oráculo avisa a Batman e Robin, no batmóvel, que o pai de Tim corre perigo. O Morcego vira e ruma para a casa dos Drake.
Página 27 - Tim e Jack começam a falar pelo rádio. Batman, apavorado, pede que Oráculo convoque Flash.
Página 28 - Robin pede que Batman salve seu pai.
Página 30 e 31 - Enquanto Tim fala com seu pai, Owen Mercer começa a ouvir uma mensagem do Capitão Bumerangue, que diz que realizará um grande feito.
Página 32 - O Capitão Bumerangue aparece dentro da casa dos Drake. Jack está armado.
Página 33 - Jack atira no Capitão, que arremessa um bumerangue em Jack.
Página 34 - Os dois caem mortos no chão.
Como se pode ver, cada página - e cada quadrinho - do quinto número da série tem uma função na trama. Nada é gratuito, não há excessos, e há uma certa relevância em cada momento que se vê.
Até mesmo as mortes são de personagens com uma relevância maior que a de Sue Dibny - ou, ao menos, com um impacto maior no Universo DC. Mortes de gente ligada ao Batman, por exemplo, nunca passam batidas. E, ainda que maltratado nos últimos anos, Nuclear é um personagem bastante querido pelos fãs.
Enfim, trata-se de um grande roteiro de Meltzer, recém-anunciado como o novo escritor da Liga da Justiça. Pena que a arte de Morales esteja bem aquém.
Classificação: