CURVAS PERIGOSAS # 1
Título: CURVAS PERIGOSAS # 1 (Editora
Planeta) - Edição especial
Autor: Maitena (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 34,90
Número de páginas: 72
Data de lançamento: Junho de 2006
Sinopse: Continuação das famosas séries Mulheres Alteradas e Superadas, este trabalho percorre outros caminhos, mais complexos e abrangentes.
Aos temas clássicos como as neuroses femininas, o casal, os filhos, o corpo, somam-se outros: os costumes sociais, os comportamentos contemporâneos, as modas, o consumo.
Os signos e os vícios desses tempos são retratados com ironia e precisão. Um olhar agudo e cruel que deixa a porta aberta para a ternura ou, pelo menos, para uma tênue e resignada melancolia.
Positivo/Negativo: Maitena faz rir... Apenas um pouco. Afinal, só uma piada desta edição é realmente interessante e arguta - a brincadeira com o cigarro e os fumantes. De resto, a edição desponta como um dos maiores fracassos na tentativa de fazer humor.
Os traços da autora argentina são expressivos, mas não combinam com o clima de cotidiano que permeia as histórias. Basicamente, ela se detém a relatar eventos do universo feminino clássico. E Maitena só conseguirá agradar as mulheres que integram esse grupo.
A autora retrata mulheres heterossexuais preocupadas com os dilemas de sempre: corpo, roupas, marido, filhos e trabalho. Mas nem todas as mulheres são assim e, infelizmente, esta obra as condiciona somente a este pensamento antiquado.
Pelo sucesso no que faz, Maitena serve de espelho para muitas mulheres que também buscam trabalhar e vencer na vida. E aí está o problema: certos clichês não são abandonados. A cartunista ironiza os velhos dilemas femininos, fazendo um humor barato. Não há uma crítica real a essa postura.
Falta uma verdadeira percepção da diferença de gêneros, que acaba por criar duas imagens opostas, distantes e discordantes do homem e da mulher.
Como já revelou em entrevistas, Maitena não é necessariamente uma feminista. Por isso, não se pode culpá-la pela ausência de uma visão mais crítica. No entanto, tudo que esta obra faz, com seu humor pobre, é aliviar as leitoras e fazê-las adiar preocupações.
Em vários momentos, a argentina é tão óbvia, que lembra certos programas televisivos de "humor" das noites de sábado.
O mundo dos quadrinhos necessita de obras menos repetitivas e que explorem mais suas potencialidades.
O mundo feminino precisa de obras que mostrem que as mulheres podem ser feias, gordas ou lésbicas sem sofrer pressões e exclusões.
Nesta álbum, Maitena não consegue fazer nem uma coisa nem outra. Mesmo assim, continua vendendo bastante...
Este primeiro álbum da Planeta (antes a autora era publicada pela Rocco) é muito bem produzida.
Classificação: