Confins do Universo 168 - Seis décadas nas teias do Aranha
OUÇA
Reviews

Daredevil - Volume 2

1 março 2013

Daredevil - Volume 2Editora: Marvel Comics - Edição especial

Autores: Mark Waid (roteiro), Paolo Rivera, Emma Rios, Kano, Khoi Pham (desenhos), Joe Rivera, (arte-final) e Javier Rodriguez (cores).

Preço: US$ 19,99

Número de páginas: 132

Data de lançamento: Junho de 2012

Sinopse

Este segundo encadernado segue reimprimindo as edições da nova série mensal do Demolidor.

Nessas histórias, Matt Murdock deve resgatar um ônibus de crianças em meio à neve, tem um encontro marcante com o Homem-Aranha e a Gata Negra, e cruza o caminho do Toupeira para resgatar o corpo de seu falecido pai.

Positivo/Negativo

O roteirista Mark Waid vive hoje o melhor momento de sua vitoriosa carreira, à frente do herói cego Demolidor. A atual fase do personagem da Marvel é fenômeno de pública e crítica, e destaque por mostrar um lado mais leve e divertido do problemático justiceiro de vermelho e conquistou nada menos que três prêmios Eisner em 2012.

O reconhecimento por um trabalho feito com carinho e dedicação é muito bem-vindo, mas o melhor da empreitada é notar como os autores parecem se divertir tanto quanto os super-heróis, e a empolgação contagia o leitor.

Essa nova direção criativa para o título do Homem sem Medo é ainda mais notável porque, em tempos recentes, o personagem passou por tempos bastante sombrios, sendo até possuído por um demônio.

Waid tem o mérito de fazer diferente, de buscar a inovação numa série que parecia beber na fonte dos trabalhos de Frank Miller, apostando no óbvio. Nada como um escritor de visão, capaz de sair da mesmice e buscar novos ares.

Neste encadernado, merece destaque a sequência que coloca Matt Murdock ao lado do Homem-Aranha e da Gata Negra, bem inserida na cronologia atual dos personagens.

O Demolidor teve sua identidade secreta revelado ao público, numa fase pregressa, e esse fato gerou diversas complicações. Murdock agora tem problemas para exercer a profissão de advogado, e Waid lida muito bem com a situação adversa. Mas tudo isso fugindo do dramalhão e esbanjando bom humor, num regresso às origens do personagem e das próprias raízes dos super-heróis Marvel.

E a interação entre os personagens é cheia de nuances, com a tensão sexual crescente entre o defensor da Cozinha do Inferno e a ex-namorada do Amigão da Vizinhança. Ação, aventura, comédia e romance no melhor estilo da "Casa das Ideias", para fã nenhum botar defeito.

E a série continua em ritmo frenético, com o novo status quo do personagem e grandes desafios. Em consequência dos eventos narrados no primeiro volume, o Demolidor está com um objeto com informações sobre as maiores organizações criminosas do planeta, fazendo dele o homem mais perigoso do mundo.

Mas as motivações essenciais e o drama pessoal também não foram esquecidos. Waid e o ilustrador Paolo Rivera brilham na trama em que o corpo do pai do herói desaparece, envolvendo o vilão Toupeira e explorando uma discussão inspirada sobre o significado da justiça.

O encadernado contém ainda a edição Daredevil # 10.1, lançada com o propósito especial de atrair novos leitores, primando pela acessibilidade. É a Marvel antenada com os novos rumos da indústria dos quadrinhos.

Talvez a melhor trama da edição seja mesmo a de abertura, com o Demolidor resgatando um grupo de crianças deficientes de um acidente automobilístico. Simples e eficiente.

E vale ressaltar o impressionante time de ilustradores desta fase do Homem sem Medo, com destaque para a dupla de pai e filho Joe e Paolo Rivera. Há uma splash page com Demolidor, Homem-Aranha e Gata Negra, sob os céus de Nova York, que esbanja narrativa, pelas mãos do desenhista Kano.

Recentemente, Waid foi escalado para a nova revista do Incrível Hulk, na qual se destacou também pela abordagem diferenciada. Fica a esperança de que ele permaneça um longo período à frente desses heróis, como uma fonte de criatividade.

Classificação

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA