Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

DARTH VADER AND SON

1 dezembro 2012

DARTH VADER AND SON

Editora: Chronicle Books - Edição especial

Autor: Jeffrey Brown (texto e arte).

Preço: US$ 14,95

Número de páginas: 64

Data de lançamento: Abril de 2012

 

Sinopse

Darth Vader é um dos mais cruéis e impiedosos vilões que o cinema já concebeu, braço direito do Imperador Palpatine e motivo de pesadelos para toda uma galáxia. Mas como seria o Lorde Negro de Sith assumindo o papel de pai?

Esta coleção de tirinhas assinadas por Jeffrey Brown imagina Darth Vader cuidando de seu filho pequeno Luke Skywalker, numa brincadeira inspirada com o universo da série Star Wars.

Positivo/Negativo

A obra cinematográfica de George Lucas assumiu há tempos o papel de mitologia contemporânea, evoluindo além dos três filmes originais para novas interpretações por diversos autores, nas mais variadas mídias, brinquedos, jogos eletrônicos, mais uma trilogia nas telonas e algumas produções bem inusitadas.

Star Wars marcou gerações de fãs, que não se cansam de ter aventuras numa galáxia muito distante e desafiar um Império opressor, sempre com o sabre de luz em punho.

O livro de capa dura Darth Vader and son, do artista Jeffrey Brown, leva os personagens da saga para o universo pouco vasculhado das tirinhas infantis, numa viagem divertida e imprevisível recomendada tanto para a velha guarda de fãs como para os pequenos que estão começando a apreciar os desígnios da Força.

O tema é a relação de pai e filho entre Darth Vader e um infante Luke Skywalker, no traço "fofo" de Brown e com uma técnica de colorização diferenciada. Curioso que essas situações jamais ocorreram na cronologia oficial dos filmes, mas isso apenas torna a leitura mais prazerosa.

Livros e gibis situados no universo de Star Wars têm narrado presente, passado e futuro distantes da saga, no que ficou conhecido como Universo Expandido. Fazem parte dele, por exemplo, a minissérie em quadrinhos Império do Mal, lançada pela Dark Horse, e o romance Herdeiros do Império, de Timothy Zahn, que ajudam a satisfazer a demanda dos fãs por mais histórias com cavaleiros Jedi e seus oponentes.

Em contrapartida, Darth Vader and son seria parte de um universo imaginário, no qual a criatividade do autor fala mais alto e que tem na diversão o seu objetivo final. Onde mais seria possível acompanhar Vader e Luke saindo para tomar sorvete juntos, afinal? Ou a insatisfação do garoto quando a irmã Leia decide brincar com suas action figures? Toda a magia da infância fica ainda mais especial quando vista sob o prisma da tão querida saga de fantasia espacial. Grande parte das piadas tem apenas um quadro, e algumas nem sequer apresentam balões de diálogo. Mas é impossível passar pelas páginas sem, ao menos, um sorriso no rosto.

Mais conhecido por livros de quadrinhos autobiográficos, Jeffey Brown se revela um apaixonado conhecedor de Star Wars. Elementos marcantes dos filmes voltam a ganhar força em Darth Vader and son, como a amizade de Luke com Han Solo e o apreço das crianças pelos Ewoks.

Até mesmo questões polêmicas entre os fãs foram lembradas, caso do malfeitor Greedo que, numa das revisões que irritou o público, teria atirado primeiro em Han Solo antes de ser morto pelo herói relutante. Tudo com muito bom humor e uma inocência contagiante. Assim, o livro segue como um conjunto de tiradas bem especiais para os apreciadores da saga que cultivam o lado moleque da Força.

Além de ser um ícone da cultura pop, Darth Vader pode ser considerado a figura central nas duas trilogias cinematográficas de Star Wars. Primeiro como vilão que se redime antes de morrer, depois como herói incompreendido que cai em desgraça, o alter ego de Anakin Skywalker vem fascinando entusiastas desde o surgimento, em 1977, e a fonte de seu apelo está longe de se esgotar.

A recente notícia da compra da LucasFilm pela Disney torna a comprovar o interesse nos personagens, e a próxima leva de filmes já é aguardada com ansiedade.

Seja qual for a direção adotada para as novas produções, contudo, é certo que uma publicação tão cativante como Darth Vader and son tem seu lugar garantido no cânone da saga que realmente importa: o do coração dos fãs.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA