DC ESPECIAL # 12 - GAVIÃO NEGRO
Título: DC ESPECIAL # 12 - GAVIÃO NEGRO (Panini
Comics) - Revista trimestral
Autores: Matadores - Parte 1 - Geoff Johns (texto), Ethan Van Sciver (desenhos) e Mike Gray (arte-final);
Matadores - Parte 2 - Geoff Johns (texto), Don Kramer (desenhos) e Prentis Rollins (arte-final);
A Thanagariana - Geoff Johns (texto), Rags Morales (desenhos) e Michael Bair (arte-final);
Linhagem - Geoff Johns (texto) e José Luis García-López (arte).
Preço: R$ 14,90
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Dezembro de 2006
Sinopse: Matadores - Kendra descobre que o chefe de polícia Nedal é o assassino de seus pais. E quer vingança.
A Thanagariana - Shayera Thal volta em busca de Katar Hol. Mas encontra um perigoso impostor.
Linhagem - Carter Hall investiga suas vidas passadas.
Positivo/Negativo: Gavião Negro, série que ganha sua terceira edição de DC Especial, é a grande saga de amor da DC. Em outras revistas, o relacionamento entre os personagens ora é pano de fundo, ora um mote para aventuras - vide o caso de Superman e Lois Lane. Aqui, não.
O amor de Carter Hall por Kendra é o centro da trama. É um amor gigante, que atravessa séculos e reencarna vida após vida. Protagonizado por dois guerreiros alados com maças nas mãos, esse sentimento tem algo de épico e dramático.
Neste volume, a série não se foca apenas no amor da dupla de gaviões, mas também no de Shayera Thal e Katar Hol. Os dois são thanagarianos e fazem parte da confusíssima cronologia dos heróis alados da DC após Crise nas Infinitas Terras.
Numa mistura de uniformes, planetas e origens, a certa altura nada no universo deles fazia sentido - Katar Hol e Shayera, que foram os gaviões oficiais da DC por uns anos, estavam no olho do furacão. No entanto, no 17º número da revista norte-americana Hawkman, que vem a ser a quinta história desta edição, Johns finalmente acaba de arrumar a casa.
Não foi fácil. Mas também não quer dizer que o resultado seja convincente. A bagunça era tamanha que o remendo ainda deixou vários buracos inexplicados. Mas a solução encontrada pelo roteirista é boa e consegue, ao menos, dar uma idéia do que aconteceu com os personagens ao longo de quase 20 anos. E azar do leitor que quiser catar piolhos na bobagem que é a cronologia: para curtir a boa fase de Johns, terá que fazer vistas grossas.
O 12º DC Especial é uma boa amostra do trabalho de Johns, um roteirista que consegue fazer malabarismos com o Universo DC. Há uma aventura bem focada em Carter e Kendra, outra que serve para remendar a famigerada cronologia e uma terceira, de 22 páginas, simples e bonita, explorando uma vida passada de Carter.
É curioso também ver o mix de desenhistas: além da equipe criativa usual de Morales e Bair, há o sempre instigante Van Sciver, Kramer (parceiro de Johns na SJA) e o veterano García-Lopez - com um traço limpíssimo e sensacional, bem distante da confusão de outra de suas séries recentes, o famigerado O Retorno de Donna Troy.
Classificação: