DC Universe - Inheritance
Editora: Grand Central Publishing - Romance
Autora: Devin Grayson.
Preço: US$ 6,99
Número de páginas: 352
Data de lançamento: Junho de 2006
Sinopse
Em Gotham City, um atentado coloca em risco a vida do filho do presidente do Kurac, e ameaça a paz mundial. O responsável: Slade Wilson, o Exterminador.
Mas Batman não está sozinho na luta contra os inimigos. Ele conta com a ajuda de Aquaman e do Arqueiro Verde, além de seus ex-protegidos Asa Noturna, Arsenal e Tempest.
Na aventura que se segue, os heróis enfrentam também seus demônios interiores e aprendem mais sobre si próprios.
Positivo/Negativo
A talentosa escritora Devin Grayson revelou ter um método diferenciado para escrever os personagens fantásticos do mundo dos quadrinhos. Ela começa digitando perguntas íntimas para a figura em questão, e passa a responder como se estivesse na pele do herói.
O resultado é mais que satisfatório, já que Devin foi uma das maiores revelações no meio durante o final da década de 1990, destacando-se justamente por conta das caracterizações e diálogos bem pensados, em séries como Batman - Gotham Knights e The Titans (leia uma resenha do primeiro número do título).
A autora fica à vontade com os jovens ícones do Universo DC, explorando o melhor da relação com seus mentores adultos. E este é o mote de DC Universe - Inheritance, um romance vigoroso lançado em 2006, que apresenta as melhores qualidades da roteirista, mas com os recursos únicos da prosa literária.
A ação de DC Universe - Inheritance ocorre principalmente em Gotham City, mas explora recantos diversos deste universo tão conhecido dos fãs, mergulhando fundo na cronologia pregressa dos personagens e trazendo à tona detalhes da psique dos super-heróis.
Quem brilha mais é Roy Harper, o ex-Ricardito, conhecido hoje como Arsenal. Devin segue recontando a origem do jovem arqueiro, de sua criação numa tribo indígena à adoção por Oliver Queen, o vício em heroína e o envolvimento romântico com a terrorista internacional Lince. Tudo com muita naturalidade, por meio de diálogos espertos e cenas bem dimensionadas. É impressionante como um personagem tão subestimado pelo público em geral, possa render investidas tão criativas.
A trama política do romance também soa bastante atual e relevante, mas acaba sendo mais uma desculpa para reunir o elenco de personagens e, a partir daí, revelar as virtudes do texto da escritora. Basta colocar dois super-heróis juntos, que os diálogos resultam naturais, instigantes e reveladores.
Assim, a relação entre o ex-menino prodígio Dick Grayson e o Cavaleiro das Trevas ganha contornos inesperados, e nem a vida sexual desses vigilantes é poupada. Cada capítulo é como uma sessão de análise, e quem ganha são os fãs.
Há também boas sequências de ação, algo essencial numa história do gênero, mas o foco é mesmo na interação de personagens. Para quem acompanhou as fases do Arqueiro Verde, por Denny O'Neil e Neal Adams, e dos Novos Titãs, por Marv Wolfman e George Pérez, o livro é uma verdadeira dádiva.
DC Universe -Inheritance faz parte de uma série de romances inspirados nos personagens da DC Comics, que contou também com livros assinados por Alan Grant, Jeff Mariotte e Denny O´Neil, mas sem o mesmo brilho.
Hoje, Devin Grayson está afastada da indústria dos quadrinhos, mas deixou um legado tão significativo como o dos heróis que escreveu, no qual sobressaiu sempre a paixão avassaladora pelos justiceiros de roupas coloridas.
Classificação