Confins do Universo 219 - Histórias de Editor # 7: É o Lobo! É o Lobo!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

DEATH NOTE # 1

1 dezembro 2007


Título: DEATH NOTE # 1 (Editora
JBC
)

Autor: Tsugumi Ohba (roteiro) e Takeshi Obata (desenhos).

Preço: R$ 10,90

Número de páginas: 72

Data de lançamento: Julho de 2007

Sinopse: O jovem Light encontra um caderno mágico que tem a tenebrosa propriedade de causar a morte de quem tem o seu nome escrito nele.

Então, o rapaz decide acabar com toda a vilania do mundo, dando cabo dos diferentes criminosos ao redor do globo. Mas as circunstâncias misteriosas das mortes dos bandidos deflagram uma investigação conjunta de todas as agências policiais do planeta comandada pelo misterioso L.

Positivo/Negativo: O polêmico mangá Death Note chegou ao nosso mercado. Com grande sucesso onde foi publicado (sobretudo na China) pelo mundo, é um tímido contra-ataque da JBC à avalanche de títulos de peso que a Panini vem lançando. Quem ganha com essa concorrência é o leitor brasileiro que tem mais opções de bons mangás nas bancas.

Death Note é uma HQ de terror sobrenatural e psicológico com muito suspense e um pouco de ação e aventura. Há elementos da cultura japonesa, como os deuses da morte Shinigamis, mas também muito de thrillers cinematográficos, com investigação e suspense como principal tônica do enredo.

No primeiro momento, o que mais chama a atenção em Death Note é ótima arte de Takeshi Obata. As expressões são limpas e sensíveis. Na narrativa, há uma mescla de cenas em que a simplicidade divide espaço com o detalhismo em algumas passagens. É um desenho de saltar aos olhos.

Interessante também a retratação dos Shinigamis, deuses da morte na cultura japonesa. Aqui, diferentemente de Bleach, em que são retratados como samurais, eles são criaturas mais bestiais, demoníacas, cheias de pinturas e fetiches nas suas vestes, lembrando um pouco a caracterização do personagem o Corvo, do filme homônimo.

O enredo seduz o leitor facilmente, se escorando nos mistérios que o recheiam. Quem acompanha Monster, publicado pela editora Conrad, notará até certa semelhança nas narrativas. Em ambos há os elementos de investigação e suspense, além, é claro, do terror psicológico. Entretanto, Death Note tem mais elementos sobrenaturais.

A as motivações do protagonista Light podem ter sua verossimilhança discutida. Afinal, o sujeito quer ser um "deus do novo mundo" após erradicar todo o mal da Terra. Soa um pouco bizarro.

Mais um detalhe, há um erro de revisão na contracapa do volume. Logo na segunda linha está grafado "triller" quando o correto é thriller.

Ainda assim, Death Note é uma HQ inteligente, que promete muito para as próximas edições.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA