DEATH NOTE # 3
Autores: Tsugumi Ohba (roteiro) e Takeshi Obata (desenhos)
Preço: R$ 10,90
Número de páginas: 200
Data de lançamento: Setembro de 2007
Sinopse: Ryusaki está determinado a descobrir quem é Kira. Para isso, não hesita em espionar até mesmo as famílias da central de investigação. Isso o deixa mais perto de Light.
Positivo/Negativo: Nesta edição começa uma verdadeira partida de xadrez entre L e Kira.
Interessante é que, sem muita enrolação, os autores já revelaram o rosto de L e seu "nome", não o verdadeiro, mas um mais usual.
Além disso, neste número é promovido o encontro entre Ryusaki, o L, e Light, o Kira. Mas nenhum deles tem provas definitivas de que o outro é seu adversário.
Talvez essa falta de suspense surpreenda ou mesmo incomode um pouco o leitor, mais acostumado a revelações desse gênero perto do "fechar das cortinas".
Fica claro, então, que a intenção do autor não é bem o suspense, mas sim contar a história de uma luta mental entre duas pessoas. E esse embate é o grande charme do mangá.
Entretanto, quando tudo parece caminhar para isso, engenhosamente surge outro elemento para alterar o andamento da HQ: um novo Kira que, aparentemente, é mais ousado que Light e possui o olho do Shinigami. Só que mesmo esse Kira não fica muito tempo escondido na história.
Além do roteiro inteligente de Tsugumi Ohba, um dos grandes atrativos de Death Note é a bela arte de Takeshi Obata, bem detalhista e contida, sem ser espalhafatosa e caricata, como outros mangás.
Entretanto, essa arte fica literalmente ofuscada pelo texto. Isso porque os muitos balões de falas e pensamento escondem bastante da arte original.
Classificação: