DEFENSOR DESTEMIDO # 1
Autores: Gerry Conway (texto) e Gene Colan (desenhos).
Preço: Cr$ 1,50 (preço da época)
Número de páginas: 24
Data de lançamento: 1972
Sinopse: O tocar insistente da campainha desperta Matt Murdock, que sonhava em voltar a enxergar. Ao atender, se depara com Foggy Nelson, atordoado com o fato de estar cego. Depois de uma breve ronda, o Defensor Destemido, descobre que o bandido conhecido como o Arrombador desenvolveu um misterioso artefato que tirou a visão das pessoas.
Para piorar, o vilão é extremamente ágil e forte, derrotando o herói numa luta corpo a corpo. Surge, então, um grupo que não está desnorteado com a cegueira, pois seus integrantes nasceram cegos. Eles ajudam o Defensor Destemido a derrotar o Arrombador.
Positivo/Negativo: Um detalhe interessante desta edição é que a GEP decidiu rebatizar o Demolidor (nome dado na Ebal), para adequá-lo ao emblema de seu uniforme: um "DD" no peito. Assim, nascia o Defensor Destemido.
O estilo do desenho usado por Gene Colan, com muitas sombras e hachuras, combina bem com o personagem. Não por acaso, o desenhista ainda hoje é reconhecido como um dos principais artistas do Demolidor. Colan usava, com mestria, enquadramentos, sombras e perspectivas agressivas, para passar a idéia de movimento às seqüências.
Mas até os mestres cometem deslizes. O afã de dar movimento às cenas é tanto, que aparecem alguns problemas de anatomia e posições impossíveis até para contorcionistas. Isso pode ser notado, sobretudo, quando o personagem está lutando ou saltando no ar.
Se a arte é digna de elogio, o mesmo não se pode dizer do texto, que apresenta argumento pueril, roteiro fraco e diálogos sofríveis.
Mesmo assim, se um dia der a sorte grande de achar Defensor Destemido # 1 num sebo, compre. Esta é uma das tais "edições de colecionador".
Classificação: