DEMON ORIGENS
Autores: Garth Ennis (argumentos) e John McCrea (desenhos).
Data de lançamento: Julho de 2003
Número de páginas: 80
Preço: R$ 12,90
Sinopse: Como tudo começou - Jason Blood é um camponês no ano de 560. Mas, devido a uma maldição imposta pelo mago Merlin, passa a partilhar seu corpo com o demônio Etrigan, deixando um rastro de maldades na sua trilha para subir na hierarquia do inferno.
Hitman: Tommy Monaghan foi contratado para assassinar um chefão criminoso, mas acabou presenciando o assassinato do bandido por um tipo muito estranho, que o atacou também. Quando acordou, descobriu que adquiriu visão de raios-X e telepatia.
Na caça ao poderoso monstro, luta ao lado de um aliado nada convencional, o demônio Etrigan.
Positivo/Negativo: Duas histórias interessantes pelas mãos dos competentes Ennis e McCrea. As originais eram em cores, e são publicadas neste especial em preto-e-branco.
A primeira mantém o interesse ao narrar o surgimento de Etrigan na vida de Jason Blood, e como passaram a compartilhar a existência. Ennis traz um demônio bem mais violento e perverso que aquele anteriormente apresentado no Universo DC.
Já a segunda é bem mais interessante, com bastante ação nas lutas entre os "heróis" contra o perigoso alienígena. Os diálogos e o humor já conhecidos do artista britânico garantem a diversão.
Agora, vamos aos erros encontrados.
Primeiro, na contra-capa, o texto afirma "...e um crossover com Hitman. Trata-se da primeira aparição deste anti-herói, que tem também sua origem, até agora inédita, mostrada aqui". Mas a história não era inédita!
Esta edição foi lançada em São Paulo durante o 6° Fest Comix e, logo a seguir, recolhida. O motivo mais provável para isso ter acontecido, e informado pela Opera, é este mesmo: o fato de a história já ter sido publicada por outra editora, no caso a Brainstore, em Anti-Heróis do Universo DC # 3, há pouco mais de um ano e com a vantagem de ser em cores. A Brainstore preferiu não comentar o caso.
Outra possível razão para o recolhimento pode ter sido um erro cometido pela Character, empresa responsável por licenciar os personagens DC no Brasil, que pode ter vendido o mesmo título duas vezes.
Enfim, o fato é que menos de 100 colecionadores tem esta edição em mãos e, muito provavelmente, isso deve ficar assim.
Segundo erro: na orelha do título, consta uma pequena biografia de Garth Ennis. E está lá: "Começou sua carreira nas revistas inglesas Crisis e 2000 AD, por volta de 1998...". "...Em 1996 criou Preacher...". Ora, então como ele iniciou a carreira em 1998? Com certeza, a data correta seria 1988.
O terceiro e quarto erros ocorreram com a língua portuguesa: "cobir metade da Europa", o certo é "cobrir"; e "Terra-de-Niguém" no lugar de "Ninguém".
A edição traz ainda um texto sobre a criação do personagem Etrigan por Jack Kirby, e uma boa notícia para os fãs deste grande artista, informando que futuramente devem ser lançados os álbuns Sr. Milagre, Arqueiro Verde e Forever People.
Classificação: