DENIS, O PIMENTINHA # 1
Editora: Artenova - Revista mensal
Autor: Hank Ketcham (roteiro e arte).
Preço: Cr$ 2,50 (preço da época)
Número de páginas: 48
Data de lançamento: 1973
Sinopse
Diversas HQs protagonizadas por Denis, o Pimentinha.
Positivo/Negativo
Esta revista em quadrinhos, formato pocket, faz parte da coleção Pockets Artenova, publicada em 1973 com duração, ao que se sabe, de cinco números.
O número de estreia corresponde à primeira edição da série Dennis the Menace Pocket Full of Fun, publicada nos Estados Unidos a partir de 1969.
Denis (no original, Dennis), para quem não conhece, é um menino de cinco anos, pra lá de travesso, que vive aventuras divertidas e espevitadas ao lado de seus amigos Joey, Tonny, Margareth, Gina, seu cão Ruff, seus pais, os Mitchell e o grande coadjuvante de suas HQs, seu vizinho, o mal-humorado e rabugento Sr. Wilson.
O personagem foi criado em 1951, pelo norte-americano Hank Ketcham, falecido em 2001. Sucesso desde o início, teve milhões de livros vendidos. A produção de Ketcham, durante sua carreira, foi intensa, tanto que trabalhou com assistentes e até artistas "fantasmas", que não eram creditados. E o sucesso foi tanto que chegou a outras mídias, como um seriado de TV e filmes de cinema.
Em relação ao título aqui analisado, a revista sofre problemas de edição, com falas repetidas, balões fora de ordem e até páginas invertidas.
Ainda assim, merece ser lida e é um belo item de colecionador. São várias HQs, algumas encantadoras, outras engraçadas - o traço dos personagens, cheio de dinamicidade e estilo algo cartunesco, com expressões impagáveis, colabora muito com o humor leve, direto e agradável apresentado.
O leitor acompanha o Sr. Wilson relembrando os tempos em que jogava beisebol, com os calamitosos resultados esperados. Vê Denis visitar um minizoológico, chutar o atendente, cair num tanque de peixes e "pegar emprestado" um gambá.
Sempre com a melhor das intenções, em sua ótica cheia de inocência, o Pimentinha também atende um vendedor a estilingadas, avisa a mãe, aos brados, que a amiga "fofoqueira" chegou, mistura todos os sapatos na entrada de um restaurante japonês, enlouquece os pais por causa da fada dos dentes, acaba com a água da casa do Sr. Wilson e quase faz com que o vizinho seja preso. Um verdadeiro terremoto mirim.
E não é só. Ele ainda encontra tempo para sonhar uma grande aventura no Velho Oeste, na qual é um pistoleiro armado de estilingue - uma das melhores HQs da edição.
No final, Pimentinha participa do conto ilustrado Mamãe Gansa - pena que a adaptação do texto deixe a desejar.
Sempre é bom relembrar um personagem que frequentou as bancas brasileiras e encantou gerações por décadas, por editoras como O Cruzeiro, RGE, Vecchi, Saber e outras.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a Fantagraphics publica a série Hank Ketcham's Complete Dennis the Menace, com todas as tiras do personagem em ordem cronológica. Quem sabe alguma editora se anima em trazer esse material para cá? Não custa sonhar.
Afinal, quem diria que, um dia, Peanuts Completo seria publicado por aqui...
Classificação: