Desenhando Quadrinhos - O Segredo das Narrativas de Quadrinhos, Mangás e Graphic Novels
Editora: M. Books - Livro teórico
Autor: Scott McCloud - Originalmente publicado em Making comics.
Preço: R$ 69,00
Número de páginas: 280
Data de lançamento: Setembro de 2007
Sinopse
Um manual com dicas e aprofundamento teórico sobre a linguagem dos quadrinhos. E em quadrinhos.
Positivo/Negativo
Você não conhece Scott McCloud? Não leu Desvendando os quadrinhos? Pois deveria.
A menos que o leitor não esteja interessado em produção de quadrinhos e, sobretudo, em entender melhor como a linguagem das HQs funciona. Para os demais, a leitura desta obra teórica é indispensável.
McCloud consegue discutir temas bastante relevantes sobre linguagem de quadrinhos, sem pesar demais a mão. O formato de uma história em quadrinhos sobre histórias em quadrinhos pode parecer um pouco passado, mas funciona bem.
Ao se colocar como personagem e ilustrar todos os exemplos, o livro de McCloud atinge o statusde um grande manual. Mas vai além disso. Bem além.
As reflexões e categorizações sobre linguagem de quadrinhos de McCloud são espertas e, por mais que o próprio autor não admita, superiores aos trabalhos teóricos de Will Eisner.
Longe de colocar o trabalho de Eisner em questão, mas McCloud parte dele e vai ainda mais longe.
Colocando as coisas em seus devidos lugares, é preciso afirmar que as reflexões teóricas de McCloud já começam a se mostrar insuficientes, quando não inadequadas. Por exemplo, a quantidade de categorizações criadas pelo autor. Embora elas ajudem a elucidar em um primeiro momento, tendem a se engessar e não alavancar outras ideias.
Mas é preciso que os interessados na linguagem dos quadrinhos repitam McCloud: cheguem a ele e dali partam para outros patamares.
Os leitores passam a ter uma visão mais completa das HQs, depois da leitura de Desenhando quadrinhos.
Vale ainda ressaltar que este é o terceiro livro de uma trilogia teórica, iniciada com Desvendando os quadrinhos e Reinventando os quadrinhos.
O melhor deste álbum é que ele não propõe verdades absolutas, mas algumas ideias para discutir. Tudo feito com bastante competência. Isso somado ao que foi dito acima o torna obrigatório aos fãs das HQs.
Classificação