DIÁRIO DE UM BANANA # 1
Autor: Jeff Kinney (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 29,90
Número de páginas: 216
Data de lançamento: Agosto de 2008
Sinopse: O livro, na verdade, é o diário do jovem e azarado Greg Heffley.
Positivo/Negativo: Apesar de trazer o subtítulo "um romance em quadrinhos", Diário de um Banana não é propriamente uma HQ.
Mesmo assim, é uma boa pedida para os fãs da nona arte, por se tratar de uma hilariante narrativa do cotidiano do azarado Greg Heffley. Em seu diário, o jovem conta os fatos que acontecem em seu difícil cotidiano. Em suma, ele é um verdadeiro banana.
Problemas de impopularidade na escola, diferenças com os pais, com os irmãos, problemas para poder jogar videogame, planos diabólicos que dão errado, enfim, tudo que um garoto normal de 10 anos tem de sofrer.
É uma narrativa que se aproxima da infância de qualquer leitor, e exatamente por isso torna-se mais fácil se identificar e dar boas risadas com as histórias de Greg. Cada um dos eventos que ele mostra em seu diário levam o leitor a dar sonoras gargalhadas.
Entremeado por uma narrativa que imita o jeito de uma criança falar, mas sem nenhum erro de português proposital, mostrando que na mão de bons autores e tradutores o estilo pode estar em perfeita sintonia com o uso da língua, há desenhos simples, mas muito bem-humorados.
Essas ilustrações são acompanhadas de balões e funcionam como um bom recurso para o livro, mas ainda não justificam chamar Diário de um Banana de quadrinhos. Há, entretanto, pequenas HQs no álbum, que são os trabalhos de Greg para o jornal da escola.
O tratamento editorial é impecável, com destaque para o acabamento gráfico similar ao original norte-americano. O original, inclusive, esteve o topo da lista dos mais vendidos no The New York Times.
A editora ainda produziu um ótimo site para promover o livro, que apresenta várias atrações e um trecho da obra. A página segue o mesmo padrão da norte-americana, porém um tanto mais modesta.
Classificação: