DIÁRIO DE UM BANANA # 2 – RODRICK É O CARA
Editora: Vergara & Riba - Edição especial
Autor: Jeff Kinney (texto e desenhos).
Preço: R$ 29,90
Número de páginas: 216
Data de lançamento: Maio de 2009
Sinopse
Depois dos eventos mostrados em Diário de um Banana, seguiram as férias de verão de Greg Heffley.
E elas foram terríveis, pois Rodrick, seu irmão mais velho, descobriu uma coisa sórdida sobre Greg e o chantageará ao longo do próximo ano letivo.
Positivo/Negativo
Não é exagero afirmar que Diário de um Banana foi um dos livros mais engraçados lançados no Brasil nos últimos anos. De olho num público infanto-juvenil, a obra agradou a todas as idades e é figurinha constante em listas de mais vendidos.
Não demorou para que viesse o segundo livro, Rodrick é o Cara. A série, no seu país de origem, começou num blog do designer de games Jeff Kiney e já tem quatro volumes.
A narrativa se passa no ano letivo seguinte ao do livro anterior, iniciado pelo novo diário de Greg, que, além de ter de conviver com a pouca popularidade na escola, precisa aguentar as chantagens de seu irmão, que presenciou um fato constrangedor do protagonista durante as férias.
E Greg quer manter em segredo a todo custo.
Esta sequência é um apanhado de fatos hilários do cotidiano de Greg, como episódios de bullying na escola, ou quando sua mãe decide jogar RPG com ele, ou as aulas de bateria com Rodrick, entre muitas outras coisas.
O resultado é um livro divertidíssimo, com várias passagens que levam o leitor rir bastante. Mesmo com o anterior, Diário de um Banana, ainda sendo melhor e mais engraçado, Rodrick é o Cara mantém o bom nível.
Há de se destacar o esmero da V&R;, pois a edição em capa dura brasileira é ainda melhor que a norte-americana. Além disso, o trabalho de tradução e preparação do texto ficou excelente, aproximando a linguagem do cotidiano dos jovens leitores brasileiros.
Classificação: