DIÁRIO DE UM BANANA # 3 – A GOTA D’ÁGUA
Editora: Vergara & Riba - Edição especial
Autor: Jeff Kinney (texto e desenhos).
Preço: R$ 29,90
Número de páginas: 218
Data de lançamento: Maio de 2010
Sinopse
Começa mais um difícil ano de escola da vida do Greg Heffley, o irmão do meio de uma família norte-americana para lá de atrapalhada.
Positivo/Negativo
A versão brasileira do primeiro volume da saga de Greg Heffley trazia o subtítulo Um romance em quadrinhos, apesar de usar apenas alguns recursos das HQs, se assemelhando mais a um romance ilustrado com cartuns e quadrinhos.
Nos dois livros anteriores, como neste terceiro, o subtítulo sumiu, mas os recursos narrativos emprestados dos quadrinhos permanecem.
O design imita um diário de uma criança (de um "banana", no caso), como páginas pautadas, uma tipologia que emula uma letra escrita à mão e diversos cartuns entre os blocos de texto. E nele é narrado o ano escolar de Greg Heffley.
Como de praxe, Greg se mete em todo tipo de situação hilária e se atrapalha sempre que precisa conversar com alguma garota. Os eventos são semelhantes aos apresentados nos dois livros anteriores, e igualmente divertidos. Por isso, Diário de um banana - A gota d'água deve acertar em cheio no gosto de seu público-alvo.
Para os leitores brasileiros, uma diversão a mais é um longo episódio em que quando o pai de Greg o obriga a praticar algum esporte - e ele escolhe o futebol. Como se sabe, a relação dos norte-americanos com o esporte número um do mundo é completamente diferente da do resto do mundo, sobretudo da dos brasileiros.
No livro, o time é formado por meninos que não deram certo em outros esportes ou pior, no caso de Greg, por alguém que não está disposto a fazer muito esforço. Mesmo assim, a equipe ganha liga e tem uma campanha perfeita, rumando para um título quase invicta.
Greg fica tranquilamente na posição de ponta de banco, até que algum pai reclama que seus filhos não estão jogando e o treinador começa a colocá-lo em campo apenas para formar barreiras em faltas.
Pensando numa maneira de escapar também disso, ele passa a treinar de goleiro reserva e fica fora quase o campeonato inteiro... até o titular se machucar. Eis o gancho para mais boas risadas.
Aí que mora a diversão da série Diário de um banana: a vida de Greg é repleta de situações comuns, que poderiam acontecer com qualquer um. Sobretudo com um leitor juvenil, disposto a dar boas risadas.
Classificação: