DISNEY GOL # 1
Editora: Abril - Minissérie quinzenal
Autores: Carlo Panaro, Peter Hardfeldt, Rudy Salvagnini, Bruno
Sarda, Ivan Saidenberg e Paul Halas (roteiros), Giorgio Cavazzano, Eli Marcos
M. Leon, Jesper Lund Madsen, Valerio Heldi, Silvio Camboni, Renato Canini
e Andrea Ferraris (desenhos) e Sandro Zemolin (arte-final).
Preço: R$ 8,95
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Junho de 2011
Sinopse
Dez HQs (incluindo duas até então inéditas no Brasil) com os personagens de Walt Disney, em aventuras temáticas sobre futebol.
Positivo/Negativo
Registrando na capa do gibi que se trata de uma minissérie em quatro edições, Disney Gol pode levar o leitor a pensar que a coleção é uma grande saga seriada. Mas, na verdade, é apenas uma revista com dezenas de HQs sobre futebol, interligadas apenas pelo tema.
Nesta edição de estreia, duas aventuras inéditas se desenrolam, respectivamente, na época das Copas do Mundo de 2006 e 2010.
Em Missão Mundial, novamente a P.A.I. - Patinhas Agência de Inteligência (serviço secreto criado pelo pato muquirana para proteger sua fortuna) entra em ação com seus dois únicos operativos de campo, Donald e Peninha.
Eles têm que deter um cientista maluco que não gosta de futebol e criou uma máquina de achatar bolas. A intenção do vilão é impedir a realização da Copa do Mundo da Alemanha, algo inaceitável para o Tio Patinhas, dono dos direitos de transmissão dos jogos pela TV e nada disposto a devolver os milhões de patacas já pagos pelos patrocinadores.
Tio Patinhas na África do Sul, dividida em quatro episódios, é ainda mais aventuresca e se passa na sede do último Mundial. Além de ser uma das melhores do gibi, é cheia de citações aos locais dos jogos daquela considerada uma das mais simpáticas edições da Copa.
Como as quatro HQs só chegaram ao Brasil um ano depois da publicação original na Europa, houve tempo de a versão nacional atualizar a referência à final do torneio, na última página, em que um dos patos trigêmeos diz "Holanda e Espanha! Que final!".
Também merecem destaque a Família Pato em O juiz infalível - cujo grande barato é a discussão sobre os erros de arbitragem e a inclusão de meios tecnológicos para evitar essas falhas, embora a HQ tenha um erro de continuidade na identificação dos times de Patópolis e Gansópolis - e Zé Carioca na impagável Os Furacões, um clássico da dupla Ivan Saidenberg e Renato Canini.
Disney Gol foi lançado na esteira da Copa América 2011, agendada para julho, na Argentina. Por isso, a série traz, em cada edição, uma matéria especial sobre o torneio sul-americano de seleções, escrita pelo jornalista Celso Unzelte (um dos "loucos por futebol" da ESPN Brasil).
A matéria desta edição versa sobre as Copas Américas de 1916 a 1927, incluindo a participação da Seleção Brasileira - com imagens raras da época -, além de outras curiosidades, como as mascotes dos torneios de 1987 a 2011.
Classificação: