Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

DISNEY OLÍMPICO

1 dezembro 2012

DISNEY OLÍMPICO

Editora: Abril - Edição especial

Autores: Vários.

Preço: R$ 15,95

Número de páginas: 304

Data de lançamento: Julho de 2012

 

Sinopse

Dez HQs - sendo quatro inéditas - estreladas pela turma de Patópolis, em aventuras relacionadas às Olimpíadas.

Positivo/Negativo

Definitivamente, os bons tempos das edições temáticas em celebração a grandes eventos esportivos estão de volta aos quadrinhos Disney, no Brasil.

Depois do especial dedicado à Copa do Mundo de 2006 e da minissérie comemorativa à Copa América 2011, chegou a vez das Olimpíadas - depois de 20 anos, desde que Pateta nas Olimpíadas foi lançado e encerrou uma sequência regular de títulos Disney publicados pela Editora Abril na época dos Jogos Olímpicos.

Em Disney Olímpico, o leitor já entra no clima a partir da capa cartonada, com sua textura de mármore sobreposta por um painel dourado em que a ilustração surge em alto revelo. Uma bela apresentação para o conteúdo de ótima qualidade desfilado em um calhamaço de mais de 300 páginas.

A mistura de HQs reeditadas e inéditas foi bastante feliz, pois além de reviver pérolas como Volta ao mundo em 80.000 pedaladas, do Zé Carioca, e a épica Os anéis olímpicos - série em sete capítulos, na qual Indiana Pateta e Mickey vivem uma eletrizante aventura durante as Olimpíadas de Pequim, em 2008 -, apresentou aos leitores brasileiros a divertida Tio Patinhas e o ouro olímpico (com desenhos de Giorgio Cavazzano) e a emocionante O espírito olímpico.

E ainda tem a clássica Esporte de inverno, escrita e desenhada por Carl Barks, e Para Pequim, pato!, com desenhos do saudoso mestre Disney Vicar.

Lidas no período das Olimpíadas de Londres, quando Disney Olímpico foi lançado, as histórias desta edição ganham um tempero especial, graças ao sentimento de confraternização esportiva que cerca as quatro semanas de competição. Mas também valem ser conferidas em qualquer época.

Afinal, parafraseando o jornalista Marcelo Alencar, no belo e saudosista texto introdutório deste gibi, os personagens estão quebrando recordes de humor.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA