Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

DONALD DUCK # 181

1 dezembro 2004


Autores: Bob Gregory (textos e desenhos) e Paul Murry (ilustração).

Preço: 30 centavos de dólar (preço da época)

Número de páginas: 32

Data de lançamento: Março de 1977

Sinopse: The Desert Sands of Abou-Bou - Tio Patinhas leva Donald e os sobrinhos para o deserto de Abou-Bou, para debelar a quadrilha de ladrões que está roubando uma de suas minas. Chegando lá, descobre que os chefes dos bandidos são os Irmãos Metralha.

Class Reunion - Donald sente-se enciumado quando um antigo desafeto (de seu tempo de escola) ganha a simpatia de Margarida. O pato enfezado provoca o adversário até que eles se engalfinham e chegam aos socos e pontapés, disputando a atenção de sua namorada.

Turning the Tables - Huguinho, Zezinho e Luisinho pedem ajuda a Margarida para evitar que Donald venda uma velha mesa que os meninos usam para serrar, cortar e montar brinquedos. O tio deseja comprar uma nova mesa de jantar.

Grandma Wolf's Surprises - Conto ilustrado sobre mais uma artimanha do Lobão, que se faz passar pela própria avó para conseguir capturar os três porquinhos.

Positivo/Negativo: O competente Bob Gregory é o atrativo desta edição. Um dos mais prolíficos quadrinhistas nos anos 60, trabalhou com os personagens de Walter Lantz, Warner Bros. e Hanna-Barbera, mas foi com os patos da Disney que seus trabalhos ganharam mais destaque. A capa e as três histórias em quadrinhos foram desenhadas por ele.

Mas o mesmo elogio não pode se enquadrar no quesito roteiro. Embora The Desert Sands of Abou-Bou seja muito divertida (e como não seria, tratando-se de uma das tradicionais aventuras com Tio Patinhas e os sobrinhos contra os Metralhas num país distante?), as outras histórias deixam a desejar.

Class Reunion não é diferente de tantas outras em que Donald sente ciúmes da namorada e parte para a briga. Bastaria trocar o adversário da vez pelo Gastão, e a situação ficaria ainda mais familiar.

A seguinte, Turning the Tables, a mais insossa da revista, nem merece comentários.

Fechando a edição, o conto ilustrado Grandma Wolf's Surprises não é dos piores, mas funcionaria melhor se fosse quadrinizado. Afinal, Lobão contra os Três Porquinhos, com desenhos de Paul Murry, merecia mais que uma única arte. A história já havia sido publicada em Donald Duck # 100, de março de 1965, e permanece inédita no Brasil.

No geral, dá para encarar este gibi que, longe de ser um clássico, pelo menos registra o trabalho de dois excelentes artistas Disney que já não vivem entre nós.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA