DORA # 2
Título: DORA # 2 (Nona
Arte) - Revista online
Autores: Wander Antunes (roteiro) e Gustavo Machado (desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 6
Data de lançamento: 2004
Sinopse: Esta edição traz uma rápida passagem da fuga de Dora, após abandonar seu marido e a cidade que lhe causava desconforto.
Quais os perigos ela encontrará nesta nova etapa de sua vida?
Positivo/Negativo: Uma das coisas mais interessantes de uma boa continuação ocorre quando ela é absorvida como algo independente, com cara própria - e, mesmo assim, mantendo a qualidade da primeira. Isso acontece nesta edição.
Dora pegou carona com um sujeito. O pneu do carro fura. Durante a troca, eles conversam. O sujeito diz à moça que ela parece estar fugindo de algo. Ela disfarça e retruca, afirmando que ele sim, parece estar correndo de alguma coisa.
E está. Neste momento, surgem agentes do governo. O rapaz fugitivo é um guerrilheiro que luta contra a ditadura no Brasil.
Os acontecimentos desta história são fortes. Dora, ao decidir abandonar sua antiga vida, não imaginaria os caminhos pelos quais tal escolha iriam levá-la. A incerteza é o preço que se paga pela mudança. E ela, assim como na primeira edição, continua revelando a coragem que tem.
A HQ tem alguns clichês, mas nada que retire sua força. Além disso, na página quatro há um problema de perspectiva no primeiro quadrinho e uma grande falha de continuidade: para onde vai o homem que está deitado entre o agente do governo e o parceiro de Dora?
Outro puxão de orelha: a edição merece uma capa!
Mas nenhum desses problemas consegue retirar a qualidade da história. Sinal de que boas tramas não precisam ser perfeitas - e sim, tocantes. Destaque para o fato de Dora 2 não ser uma seqüência imediata da primeira revista. Assim, o leitor pode usar a imaginação para entender o que aconteceu à personagem neste meio tempo.
Também são interessantes as questões morais levantadas: o certo e o errado possuem valores absolutos? Leia e se confunda ainda mais.
Classificação: