Confins do Universo 137 - Ah, as supersagas dos anos 1990! -
OUÇA
Reviews

DRAGON BALL # 1

1 dezembro 2012

DRAGON BALL # 1

Editora: Panini Comics - Revista mensal

Autor: Akira Toriyama (roteiro e arte).

Preço: R$ 10,90

Número de páginas: 192

Data de lançamento: Abril de 2012

 

Sinopse

Há muitos e muitos anos, em um lugar remoto nas montanhas, a milhares de quilômetros da cidade, vivia um garoto chamado Son Goku. Ele morava sozinho, pois seu avô (e mestre), que o criara, havia morrido.

Goku era extremamente forte, fazia exercícios e caçava para se alimentar. Fazia tudo sozinho, mesmo tendo apenas 14 anos, embora aparentasse bem menos. E ainda tinha uma característica um tanto estranha para um ser humano: possuía um rabo.

Um dia, apareceu a garota Bulma, que veio da cidade e dizia estar atrás de algo que estava por aquela região. Ao ir com o menino até sua casa encontrou o objeto que procurava: uma esfera do dragão.

Ela explica para o garoto a sua missão de juntar as sete esferas do dragão, pois assim conseguiria invocar Sheng Long, o deus-dragão, para que ele realizasse o seu desejo.

Já que o garoto não queria deixar que levasse sua esfera do dragão, que era um presente de seu avô, ela o convenceu a segui-la em sua jornada para reunir as demais. Afinal, a força do garoto poderia ser bastante útil.

Assim começa um dos maiores clássicos dos quadrinhos japoneses, que deu origem ao grande fenômeno mundial em forma de animê para TV nos anos 80: Dragon Ball.

Positivo/Negativo

Dragon Ball é um mangá de leitura descontraída e gostosa. O autor, Akira Toriyama, não usa texto em excesso e conta boa parte da história com desenhos, como deviam ser as séries publicadas na Shonen Jump (revista japonesa de quadrinhos para meninos).

O autor faz com que coisas pouco peculiares aconteçam em cenas pouco prováveis, inserindo diversas piadas e fatos engraçados. Não à toa, Toriyama influenciaria dezenas de autores de mangás no Japão.

Goku, o protagonista, é extremamente forte, de uma forma que ninguém espera - afinal, é só um garoto. Como foi criado longe da cidade, ele tem uma ingenuidade sem igual, e desconhece muitas coisas comuns. E isso é muito explorado pelo autor, sempre de forma inteligente e rendendo uma série de piadas.

O universo de Dragon Ball é muito peculiar, pois nele se vê um dinossauro caminhando entre os seres humanos ao mesmo tempo em que se vê meios de transportes extremamente evoluídos, que são guardados dentro de uma cápsula que pode ser carregada no bolso, ou um carro parecido com um fusca.

A imaginação de Akira Toriyama vai além. No decorrer da trama, Goku ganha um presente do Mestre Kame (outro personagem importante): uma nuvem voadora. Somente uma pessoa de coração puro consegue subir e voar em cima dela.

Obviamente, Goku, que foi criado alienado do mundo, consegue voar na nuvem. Ao contrário do Mestre Kame, que se mostra um velho tarado. Esse campo de piadas "pervertidas" também é explorado. Por isso, na capa do mangá, há a indicação para maiores de 12 anos.

Dragon Ball já foi publicado na íntegra no Brasil pela Conrad, e até teve uma versão de luxo, chamada "edição definitiva" pela mesma editora, mas que foi cancelada.

A edição atual, da Panini, está excelente, com o costumeiro glossário no final da revista, no qual são explicadas diversas palavras de origem japonesa, e até mesmo de onde o autor tira alguns nomes usados em sua história.

No final do último capítulo, há diversas capas dos capítulos semanais que saíam na Shonen Jump.

Enfim, trata-se de um grande clássico que está sendo republicado. Quem nunca teve a oportunidade de ler, tem uma chance agora. E quem já leu, pode reviver momentos de nostalgia.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 540 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA