DYLAN DOG #18
Título: DYLAN DOG #18 (Mythos Editora) - mensal
Autores: Tiziano Sclavi (roteiro) e Corrado Roi (desenhos).
Preço: R$ 5,90
Número de Páginas: 96
Data de lançamento: Abril de 2004.
Sinopse: O professor Jekyll, de uma faculdade de psicologia, apesar do nome, é um cara bem-humorado. Ele chega a brincar com o estigma que acompanha seu nome, devido ao famoso romance O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson.
O seu problema começa quando um série de assassinatos são atribuídos a uma repulsiva figura muito semelhante ao senhor Hyde, do mesmo livro. E como os crimes envolvem pessoas do seu circulo de relacionamento, o mistério ganha dimensões tais, que acabam por atrair Dylan Dog, o Detetive do Pesadelo.
Positivo/Negativo: Tramas complexas para HQs não fazem muito sucesso no Brasil, ainda mais se o gibi for em preto-e-branco e permeado de citações da literatura e do cinema. Aí, complica!
O leitor brasileiro costuma ser conservador e pouco, ou nada, dado a explorar minúcias de elaboração para aventuras desta linguagem. Prevalece, para o gosto popular, o esquema dualista e maniqueísta de sempre.
A grande qualidade de Dylan Dog # 18 é justamente a coragem de fugir a estes chavões por um enredo repleto de reviravoltas inteligentes, para prender a atenção de um leitor mais exigente.
Há, da parte dos desenhos de Roi, mais uma vez, um emprego talentoso de um traço econômico, e um jogo equilibrado de sombras e luzes. Atente para a seqüência entre as páginas 74 e 83, que é notável.
Classificação: