DYLAN DOG # 27
Título: DYLAN DOG # 27 (Mythos
Editora) - Revista mensal
Autores: Tiziano Sclavi (roteiro) e Ferdinando Tacconi (desenhos) .
Preço: R$ 6,50
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Janeiro de 2005.
Sinopse: Fio da Navalha - A aparente calma e prosperidade de um bairro inglês, próximo a capital, já não oculta mais violentos e estranhos assassinatos.
Dylan Dog descobre que tais atos estão associados a súbitas e radicais alterações de humor e comportamento do habitantes do distrito.
Positivo/Negativo: O que nos anos 60 e 70 foi objeto de crítica ao comodismo dito pequeno burguês, a partir dos 80 e 90 ganhou contornos paranóicos das recorrentes aventuras sobre teorias conspiratórias que fizeram fama e fortuna de séries televisivas como Arquivo X, de cineastas como Oliver Stone, ou de filmes como Matrix.
Em Fio da Navalha, Dylan Dog movimenta-se por um universo de violência e ansiedade. Em tempos de concorrência globalizada, terrorismo internacional e políticas públicas cada vez mais equivocadas (principalmente para nós, do Terceiro Mundo), a recorrente desconfiança ou mesmo rejeição a grandes conquistas objetivas do mundo contemporâneo permeiam esta edição.
Na aventura, o medo do desenvolvimento tecnológico ganha contornos de um conto de horror, por partir da idéia de que o avanço científico pressupõe a desumanização.
O bom roteiro de Sclavi não traz um epílogo que encerra a questão, o que não deixa de ser interessante. Mas o melhor para curtir toda esta loucura são os desenhos de Tacconi, que dão um ar cínico aos personagens.
Classificação: