EL GAUCHO
Título: EL GAUCHO (Conrad
Editora) - Edição especial
Autores: Hugo Pratt (texto) e Milo Manara (arte).
Preço: R$ 39
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Agosto de 2006
Sinopse: A Reconquista é um marco na História da Argentina: os ingleses tomaram o Rio da Prata e desembarcaram em Buenos Aires. Em meio a essa empreitada da marinha inglesa estão, de um lado, o jovem e inexperiente tambor Tom Browne. De outro, a bela prostituta irlandesa Molly, atração de um navio-bordel e favorita do comodoro Sir Home Popham.
Apaixonados, os dois vivem, num cenário tenso, uma história que tem poucas chances de dar certo.
Positivo/Negativo: Há histórias que são escritas por equipes criativas. Outras, raríssimas, por dream teams. El Gaucho está deste lado. Hugo Pratt e Milo Manara, dois grandes mestres italianos dos quadrinhos, se reuniram para contar esta história, que só por isso já se tornou um marco da arte seqüencial.
Um é autor do admirável Corto Maltese. Outro, tem um vasto currículo de belíssimos quadrinhos eróticos, além de parcerias com Federico Fellini (Viagem a Tulum, publicado por aqui pela Globo), Neil Gaiman (numa história do álbum Noites Sem Fim, da Conrad) e, mais recentemente, Alejandro Jodorowsky (na série Bórgia, também da Conrad).
Sorte nossa que, de uns tempos para cá se viu uma retomada na publicação de álbuns dos dois. E Verão Índio, a outra parceria da dupla, enfim deve ganhar edição brasileira, pela Conrad, ainda este ano.
Trata-se, além de tudo, de um dream team muito afiado. O roteiro de Pratt é impecável - mistura com uma precisão perfeita, e sem atrapalhar a fluidez da narrativa, vários níveis de história. Afinal, ao mesmo tempo, desenrolam-se a Reconquista, que serve de cenário maior, a vida no Rio da Prata, a trama do casal apaixonado e, ainda por cima, há uma boa quantidade de personagens secundários bem desenvolvidos e que ocupam seus espaços, como o gracioso corcunda Matthew e jovem argentina Aureliana.
E Manara adequa-se ao seu roteirista, relativizando a usual leveza onírica do seu traço e tornando-o mais forte, para combinar com o ar realista do épico.
A edição da Conrad traz ainda introduções de Vincenzo Mollica e Michel Pierre, ambas ilustradas com rascunhos da obra, no melhor estilo dos bem cuidados álbuns da portuguesa Meribérica.
Classificação: