EMBROIDERIES
Título: EMBROIDERIES (Pantheon Books) - Edição especial
Autor: Marjane Satrapi (texto e arte).
Preço: US$ 10,95
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Abril de 2006 (para a edição paperback)
Sinopse: Depois da refeição, os homens iranianos trocam a mesa pela sesta. Enquanto isso, as mulheres lavam a roupa e se sentam para trocar histórias - e fofocar.
Positivo/Negativo: Embroideries, no inglês, e broderies, do original em francês, quer dizer bordado. No português, está mais para tricotar - naquele sentido de sentar e jogar conversa fora, trocando uma fofoca aqui, fazendo uma revelação íntima acolá.
No álbum da iraniana Marjane Satrapi, conhecida aqui no Brasil pela excepcional série Persépolis (Companhia das Letras, em quatro volumes), as mulheres não bordam. Mas tricotam. E muito.
Como Persépolis, Embroideries é um livro de memórias - de novo com o puxando para o naïf. Marjane relembra um encontro de mulheres, em que cada uma conta uma história de amor vivida no meio da fechada cultura do Irã. Em vez de mergulhar na vida da autora, a HQ é costurada a partir de relatos feitos durante o longo papo.
A partir de histórias de traição, culto à virgindade e casamentos arranjados, Marjane mais uma vez critica a forma como o islã subjuga as mulheres em seu país de origem.
Os temas já tinham aparecido em Persépolis, e de certa forma a HQ funciona como um prelúdio para a série. Mas, com menos ação e menor desenvolvimento de personagens, Embroideries acaba sendo uma obra inferior à primeira série de Marjane.
A HQ foi publicada em versão capa mole, mas também conta com uma edição em capa dura, pela mesma Pantheon, uma editora tradicional dos Estados Unidos que conta com uma bela linha de quadrinhos.
Classificação: