Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Reviews

ENCICLOPÉDIA MARVEL

1 dezembro 2005


Título: ENCICLOPÉDIA MARVEL (Panini
Comics
) - Edição especial
Autores: Mark Beazley, Jeff Youngquist e Matt Brady.

Preço: R$ 24,90

Número de páginas: 240

Data de lançamento: Fevereiro de 2005

Sinopse: Enciclopédia sobre os principais personagens da Marvel Comics.

Positivo/Negativo: A Enciclopédia Marvel é um livro de referência sobre o Universo Marvel, que traz as origens e histórias resumidas dos principais personagens da editora.

A publicação é dividida em sete grandes grupos de personagens: Vingadores, Quarteto Fantástico, Marvel Knight/MAX, Homem-Aranha, X-Men, Marvel Millennium e Emergência a Serviço da Vida. Cada um tem um texto introdutório para situar o leitor.

Dentro de cada grupo são apresentadas as fichas técnicas dos personagens, ocupando de uma a três páginas e trazendo: nome verdadeiro, primeira aparição, altura, peso, cor dos olhos e cabelos, poderes e armas, leitura essencial, algumas artes do personagem e uma tabela quantificando as capacidades de inteligência, força, velocidade, resistência, projeção de energia e técnica de combate.

A edição tem um cuidado gráfico excelente, toda em cores e papel couché. Além disso, traz poucos erros de revisão e um bom índice onomástico no final.

Contudo, a Enciclopédia Marvel apresenta alguns problemas. Os textos funcionam bem como introdução à cronologia dos personagens, mas a publicação deveria visar leitores novos, que estão entrando o universo da editora.

No entanto, o preço salgado e o fato de a edição ser vendida lacrada fazem crer que o produto é voltado para o público que já é fã, e que muito provavelmente já conhece a maioria das informações.

Além disso, alguns personagens importantes da Marvel ficaram de fora ou foram citados superficialmente, casos do Império Shiar, das Jóias do Infinito, de Deadpool, Cable, Apocalypse, Inumanos entre muitos outros. Enquanto isso, Emergência da Serviço da Vida ganhou uma seção e o Agente X, personagem que já foi extinto, teve sua ficha divulgada. Sem sentido.

A solução mais fácil talvez fosse lançar edições semelhantes voltadas a alguns nichos, como, por exemplo, Enciclopédia dos Vilões ou Enciclopédia X-Men.

 

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA