A Espada Selvagem de Conan # 199
Editora: Editora Abril - Edição especial
Autores: A Criatura Que Espreita na Escuridão - Roy Thomas (texto), Barry Windsor-Smith (lápis), Dan Adkins e Sal Buscema (nanquim).
Os Guardiões da Cripta - Roy Thomas (texto), Barry Windsor-Smith (lápis), Tom Sutton e Tom Palmer (nanquim).
Preço: R$ 3,00
Data de lançamento: Junho de 2001
Sinopse
A Criatura Que Espreita na Escuridão - Em Numália, uma das maiores cidades da poderosa Nemédia, Conan passa a trabalhar para uma nobre da cidade, Lady Aztrias. Sua missão: roubar o conteúdo de uma misteriosa tigela estígia, que estava guardada em uma casa de antigüidades, e que tinha como destinatário o sacerdote do deus Íbis, Karanthes.
Em sua invasão à casa, Conan se depara com o proprietário morto, tendo que enfrentar, posteriormente, as acusações de assassinato que recaíram sobre si. Mas, a ação se desenrola mesmo quando aparece a criatura que repousava na tigela: um misto de homem e serpente, que transforma a casa de antigüidades num palco de horror e feitiçaria, culminando, como sempre, em muitas mortes.
Os Guardiões da Cripta - Conan, perseguido por soldados em razão dos acontecimentos em Numália, adentra uma antiga cidade em ruínas. Em seu interior, tem de enfrentar um gigantesco dragão, com resultados indigestos para o réptil. Com seu faro para riquezas já bastante aguçado, o cimério se dirige para o que poderia ser o templo da cidade.
Lá, é surpreendido pelo capitão dos soldados que o perseguiam e que tinha sobrevivido ao desmoronamento causado pelo bárbaro. Mas os dois se acertam e, quando adentram uma sala, deparam com um magnífico tesouro, cujos guardiões são terríveis múmias gigantes que, é claro, pretendem dar cabo dos invasores. No fim, um surpreendente desfecho e o reencontro com uma velha conhecida.
Positivo/Negativo
As duas histórias apresentadas nesta edição ainda fazem parte da série Conan Classics. A aventura A Criatura Que Espreita na Escuridão tem como destaque o confronto inicial de Conan com um dos ramos dos homens-serpentes e sua primeira visão do mago Toth-Amon, que viria a ser seu maior inimigo.
Já a aventura Os Guardiões da Cripta se destaca por ser, talvez, a primeira em que Conan mata um dragão. Podemos perceber, também o quanto a contribuição dos arte-finalistas foi importante para o aperfeiçoamento da arte de Barry Smith, que, na minha opinião, começou a melhorar a partir deste ponto.
Classificação