ESTRANHOS NO PARAÍSO - SONHO COM VOCÊ # 2
Título: ESTRANHOS NO PARAÍSO - SONHO COM VOCÊ # 2 (Via
Lettera) - Edição especial
Autores: Terry Moore (roteiro e arte).
Preço: R$ 30,00
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Março de 2000
Sinopse: O que fazer quando o passado volta para eliminar você?
Katchu é uma bela jovem, que leva uma vida tranqüila. Independente e audaciosa, ela adora sua melhor amiga, Francine, uma neurótica simpática com um coração de ouro, e acompanha intrigada as investidas do insistente David.
Tudo está na mais santa paz até que pessoas misteriosas surgem à sua procura. Ao ver desmoronar seu idílio, ela percebe que jamais se livrou do passado, que agora retorna, pondo em risco sua vida e a daqueles que mais ama.
Desde o início tranqüilo desta história de amor e amizade até seu clímax aterrador e violento, você acompanhará a intimidade de três amigos que, num belo dia, sem que a vida se desse ao trabalho de avisá-los, descobriram-se Estranhos no Paraíso.
Positivo/Negativo: Terry Moore fez uma edição bem mais carregada que as outras. Em vários sentidos.
Fez dez páginas só de texto e várias páginas com longos balões. É difícil entender o porquê dessa opção. Ter vários acontecimentos para mostrar e poucas páginas não seria uma grande justificativa, já que o título continuou por muitos números depois desses.
Talvez criar um ambiente mais adequado para longos diálogos, mas acaba não fazendo tanto sentido, pois ele tem cenas em quadrinhos com tantas falas quanto essas. Quem sabe a explicação mais plausível seja encarar isso como uma experiência do autor, uma forma de tentar integrar quadrinhos e livro ilustrado.
A arte da edição também ficou carregada. Moore abusou do preto, trabalhando com cenas bem escuras e desenhos mais pesados que nas edições anteriores. Ele perde o visual limpo e transfere a série para um ambiente sujo, com personagens mais violentos.
Em algumas cenas, isso ficou bom, mas perto do final da revista o leitor acaba se cansando de alguns excessos.
Apesar das mudanças, a revista não decepciona. Continua poética e emocionante. O principal acontecimento, além da aparente conclusão dos problemas de Katchu com a polícia e o crime organizado, é a inesperada revelação da identidade de David.
O mais interessante dessa situação é que quando é dito que David é irmão da cafetina Darcy não se tem aquela mudança radical no personagem. Ele não era um sujeito mau se fingindo de bonzinho. É um cara coerente, que fez tudo a contragosto e não fingiu gostar de Katchu, ou ser tímido ou ser gentil. Ele era assim mesmo.
O presente que David deixa para Katchu também é bem colocado. A casa da praia onde viveu com Emma. Foi um final fantástico para o arco, pois indo para lá, a loira poderia se lembrar sempre da amiga e dormir em paz, sem ter que sonhar constantemente com ela.
Classificação: