EX MACHINA – VOLUME 6 - BLECAUTE
Editora: Panini Comics - Edição especial
Autores: Brian K. Vaughan (roteiro), Tony Harris (arte), Jim Clark (arte-final) e J.D. Mettler (cores) - Originalmente em Ex Machina # 26 a # 29.
Preço: R$ 13,90
Número de páginas: 96
Data de lançamentoMarço de 2011
Sinopse
No porto de Nova York, dois guardas se deparam com um sujeito utilizando uma roupa muito esquisita, que lembra um antigo traje de mergulhador.
O estranho mostra-se dotado de extraordinárias capacidades e, aparentemente, sua chegada é a responsável por um blecaute total na cidade, que coincide com a perda dos poderes do prefeito Mitchell Hundred.
Em uma cidade mergulhada nas trevas, Hundred parte ao encontro desse fantástico visitante, que parece ter importantes revelações a fazer.
Positivo/Negativo
Blecaute é um conjunto de quatro histórias focadas no aspecto fantástico de Ex Machina. Tudo gira em torno de um personagem misterioso que aparenta saber muito sobre a origem e o verdadeiro propósito dos poderes do prefeito Hundred.
Seu nome é Zeller e ele simplesmente apareceu no porto. Possui um uniforme estranho e fala sobre coisas como "tunelamento" e "ponto-filho". Fica angustiado ao perceber que uma das torres gêmeas não existe mais. E está à procura de Mitchell Hundred para que possa "lançar alguma luz sobre o que ele é".
O leitor é levado a suspeitar que sua aparição tem algo a ver com o blecaute que jogou Nova York na escuridão. E, talvez, esse apagão também esteja relacionado com a perda dos dons extraordinários do prefeito. Pela primeira vez em anos, Hundred não pode ouvir ou comandar as máquinas.
Em questão de horas, Zeller acaba tomando por reféns a mãe de Hundred e seu antigo mentor, Kremlin, e exige a presença do prefeito para uma conversa esclarecedora.
O problema da trama é que há várias pistas e situações instigantes, mas nenhuma revelação significativa é feita, embora fique uma estranha advertência sobre uma suposta e ameaçadora "imigração". Entretanto, tudo é vago e confuso e, antes que possa dar alguma informação relevante, Zeller simplesmente desaparece.
A impressão que se tem é que algo realmente fantástico está para acontecer, mas não agora. Um anticlímax.
São mostradas, em pequenas tramas paralelas, algumas situações dos nova-iorquinos frente ao blecaute, mas nem elas são exploradas em toda a sua potencialidade.
Finalmente, ainda há uma ameaça dentro do próprio círculo de assessores do prefeito. Alguém que visa destruir totalmente a sua carreira e figura pública e chega bem perto de pôr as mãos em algo que pode ajudar a realizar esse objetivo. Perto, porém não o bastante.
No todo, Blecaute é uma história boa e instigante, mas que não supre a expectativa que cria. Isso não significa ausência de qualidade, mas apenas uma certa frustração diante das possibilidades.
Fazem falta o característico enfoque nos aspectos mais mundanos, como as situações polêmicas e o difícil exercício da política em uma cidade tão plural quanto Nova York. Ainda assim, é um bom material.
A encadernação da Panini segue fielmente a publicação original norte-americana, porém deixa de fora a edição especial Inside the Machine, que não era propriamente uma HQ da série, mas sim uma coletânea de extras sobre o processo criativo de produção de Ex Machina.
O tradicional glossário também está presente, esclarecendo termos que ajudam a compreender ainda mais o contexto dos diálogos escritos por Vaughan.
Classificação: